Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Agronegócio

Inauguração do Centro de Recuperação de Áreas Degradadas de Palmas na Agrotins 2023

Secretaria do Meio Ambiente promove a sustentabilidade e a neutralização de carbono na maior feira agrotecnológica do Norte do país


A Agrotins será Carbono Neutro e a Semarh monta um ... a neutralizar emissões de GEE/Foto: Divulgação

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) acompanha de perto os últimos preparativos para a inauguração do Centro de Recuperação de Áreas Degradadas de Palmas (CRAD-Palmas) durante a 23ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023). Com foco na produção agropecuária sustentável, a feira, cujo tema é "Compliance no Agro", será um marco ao se tornar Carbono Neutro, por meio da neutralização das emissões de gases de efeito estufa através do plantio de árvores.

O CRAD-Palmas, que será o quarto centro instalado no estado, terá a capacidade de produzir 100 mil mudas por ano de espécies do Bioma Cerrado. Com dois ciclos de produção a cada seis meses, essas mudas serão utilizadas para recuperar 90 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) degradadas, como nascentes e matas ciliares.

Com um investimento total de R$ 1.446.597,00 provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH), o projeto conta com a parceria da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Ao somar as unidades já instaladas nos municípios de Gurupi, Araguatins e Natividade, o Tocantins terá a capacidade de produção de 400 mil mudas por ano, suficiente para recuperar 360 hectares de áreas em APPs impactadas.

A iniciativa de tornar a Agrotins Carbono Neutro envolve o cálculo das emissões de gases de efeito estufa geradas durante o evento, desde a montagem da estrutura até a circulação de veículos e pessoas. Essa quantidade será compensada pelo plantio de árvores, visando neutralizar totalmente as emissões. Além disso, a feira também apresentará informações sobre o Programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) desenvolvido pelo Estado.

Com essa medida sustentável, o Tocantins fortalece sua política ambiental e promove um agronegócio capaz de conquistar o mercado internacional. Os visitantes e expositores terão a oportunidade de vivenciar um espaço totalmente sustentável durante a Agrotins, refletindo o compromisso do estado em equilibrar o desenvolvimento agrícola com a preservação do meio ambiente.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!