Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Tocantins

Tocantins Inova Tratamento contra o HIV com Novo Medicamento de Dose Única

SES-TO recebe 30.000 comprimidos de Lamivudina/Dolutegravir para pacientes que atendem aos critérios do Ministério da Saúde


Foto: SES/TO

O estado do Tocantins avança no tratamento contra o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) ao receber, em janeiro, do Ministério da Saúde, um novo medicamento que oferece praticidade e qualidade na assistência aos pacientes. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) agora conta com 30.000 comprimidos da medicação Lamivudina 300mg/Dolutegravir 50mg, disponíveis na Assistência Farmacêutica Estadual (AFE) e destinados aos Serviços de Atendimento Especializados (SAEs).

Antes, os pacientes que utilizavam a terapia dupla precisavam tomar separadamente os comprimidos de dolutegravir 50 mg + lamivudina 150 mg (2 comprimidos). Com a nova apresentação, as drogas agora estão combinadas em um único comprimido denominado DFC (dose fixa combinada), proporcionando maior comodidade.

Foto: SES/TO

A farmacêutica da SES-TO, Janaína Daniel, explicou que a substituição será gradual devido à limitação de estoque da nova apresentação. Inicialmente, serão atendidos os pacientes já cadastrados e em uso da terapia dupla antes de 30 de novembro de 2023. Posteriormente, os novos pacientes serão contemplados, sem prejuízos ao tratamento, uma vez que as substâncias ativas permanecem as mesmas.

Os critérios para adquirir o novo medicamento incluem idade igual ou superior a 50 anos, adesão regular, carga viral menor que 50 cópias no último exame e início da terapia dupla antes de 30 de novembro de 2023. A distribuição gratuita acontece nos Serviços de Atendimento Especializados (SAE), presentes em cinco unidades no Tocantins: Palmas (Henfil), Porto Nacional, Araguaína (HDT), Paraíso e Gurupi.

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN/MS) revelam que, em 2023, foram registrados 338 casos de HIV e 92 casos de AIDS no Tocantins. Cerca de 3.381 pessoas estão em acompanhamento nos cinco Serviços de Atenção Especializada (SAE) em todo o estado.

Foto: André Araújo

Além do tratamento, a prevenção continua sendo uma prioridade. Os preservativos, recomendados por especialistas, são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Somente em 2023, foram disponibilizados para a população tocantinense 1.995.552 preservativos masculinos, 55.200 preservativos femininos e 37.000 unidades de gel lubrificante.

HIV tratamento Lamivudina/Dolutegravir Ministério da Saúde SES-TO Terapia Dupla Dose Fixa Combinada SAE prevenção Saúde Tocantins

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!