O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO) realizou no início do mês de maio uma capacitação para profissionais de saúde, médicos e enfermeiros de 62 municípios que compõem a região macro sul do Estado. O objetivo foi iniciar a oferta de exames citopatológicos em meio líquido nessa região. Esse novo serviço já é oferecido na região macro norte e é considerado o método mais moderno e eficiente de diagnóstico preventivo de câncer de colo de útero.
De acordo com a diretora do Lacen/TO, Dra. Jucimária Dantas, uma das vantagens do uso dessa metodologia em meio líquido é a maior sensibilidade em comparação com o método convencional em lâminas. Isso possibilita a identificação de lesões precursoras ou mesmo do câncer em desenvolvimento, contribuindo para a estratégia de rastreamento do câncer de colo do útero no Tocantins, o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno.
Haranda Pereira Ribeiro, enfermeira de Paraíso do Tocantins e participante do curso de capacitação, expressou satisfação com a introdução desse novo método de exame. Ela ressaltou a confiabilidade do exame e do Lacen como laboratório referência e do setor de oncologia da Secretaria da Saúde. Segundo Haranda, os municípios só têm a ganhar com esse novo exame, e a capacitação proporcionou um avanço no rastreio dos casos de câncer de útero, garantindo resultados em tempo oportuno e o início dos tratamentos quando necessário.
Atualmente, o Lacen/TO tem capacidade mensal para realizar 3.500 exames citopatológicos. A diretora Jucimária orientou que em breve os municípios da região macro sul poderão retirar os kits de coleta de citologia em meio líquido no Lacen/TO e iniciar a entrega das amostras na própria unidade.
O Lacen já recebe e analisa os exames para 57 municípios da Região Macro Norte do estado do Tocantins. Esse serviço foi iniciado em agosto de 2022, contando com a participação participação de 106 profissionais capacitados das regiões de saúde.
Fonte: Secretaria da Saúde