Os índices de homicídios em Palmas atingiram uma marca histórica ao fechar o mês de janeiro de 2024 sem nenhum registro de ocorrência. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), em janeiro de 2023, foram registradas 16 mortes. Esta é a primeira vez, desde 2020, que a capital tocantinense não apresenta homicídios durante um mês inteiro.
A redução nos índices de homicídios começou a ser observada desde julho de 2023, alcançando uma diminuição significativa de 77% em comparação com os primeiros seis meses do mesmo ano. O aumento anterior nos índices ocorreu devido a conflitos entre facções criminosas em disputa de poder.
O sucesso na redução desses crimes é resultado de uma série de ações coordenadas pelas forças de segurança pública, com o apoio do Governo do Tocantins. Entre as medidas adotadas estão o reforço do efetivo policial da 1ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP - Palmas), intensificação de operações de combate ao tráfico de entorpecentes e o fortalecimento dos Conselhos de Segurança Comunitária na região sul da cidade.
O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, comemorou os resultados e destacou o comprometimento da Polícia Civil em manter essa trajetória positiva. "A queda nos números é motivo de celebração, é bom que o palmense se sinta seguro novamente. No entanto, não podemos baixar a guarda. O trabalho da Polícia Civil permanece constante para manter esses índices de criminalidade em baixa, garantindo que a população confie cada vez mais no trabalho das forças de segurança", ressaltou o secretário.