Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cidades

Procura por Testes de Covid-19 Dispara em Palmas Após Aumento nos Casos

Especialistas alertam para tendência de aumento de casos silenciosos após o Carnaval, enquanto autoridades reforçam a importância da vacinação.


Foto: Reprodução

O aumento recente no número de casos ativos de Covid-19 em Palmas, conforme relatado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está gerando uma demanda crescente por testes rápidos na cidade. Com quase mil casos ativos registrados na segunda semana de fevereiro, a procura por testes de Covid-19 em farmácias teve um aumento significativo nas últimas semanas.

Segundo a farmacêutica Auricélia Marques, o crescimento na demanda por testes foi notável em comparação com o mesmo período do ano anterior. "Em dezembro de 2023, vendíamos em média um a dois testes de Covid por semana. No final de janeiro e início de fevereiro, passamos a vender de sete a dez testes por dia", comenta Marques.

Além das opções disponíveis em farmácias, os testes também podem ser realizados na rede pública de saúde, com a possibilidade de agendamento em até 72 horas após o surgimento de sintomas gripais, como febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória.

O médico infectologista Flávio Milagres ressalta a importância de reforçar os cuidados, especialmente com a nova variante, que demonstra uma maior capacidade de transmissão. "A Covid-19 continua circulando e, em determinados períodos, os casos aumentam. No Brasil, temos uma variante diferente, com maior capacidade de transmissão e que pode evadir a eficácia da vacina", alerta Milagres.

Foto: Reprodução

Diante do aumento de casos e da identificação de uma nova subvariante da Covid-19 no Tocantins, os órgãos de saúde enfatizam a necessidade de reforçar a vacinação como a melhor forma de proteção contra a doença. Com três mortes relacionadas à forma grave da Covid-19 registradas no início de 2024, a vacinação é destacada como a principal estratégia para evitar novos casos e complicações decorrentes da doença.

A subvariante JN.1.1, identificada recentemente, reforça a importância da vacinação, que está disponível em unidades de saúde em Palmas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, a partir dos seis meses de idade.

Palmas testes de Covid-19 aumento de casos vacinação nova variante Tocantins

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!