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Cidades

Prefeitura de Gurupi promove formação para monitores do Programa ESTARTE

Iniciativa visa melhorar desempenho educacional e reduzir taxas de evasão escolar na cidade.

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Foto: Lino Vargas

Nesta segunda-feira, 26, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma formação para os monitores do Programa ESTARTE. Esse programa tem como objetivo contribuir para a alfabetização e letramento dos estudantes, visando também a melhoria do desempenho escolar e a redução das taxas de evasão, reprovação e distorção idade/ano.

Para o secretário Municipal de Educação, João Paulo Lima, essa formação representa uma oportunidade crucial para alinhar estratégias educativas, garantindo uma abordagem integrada e coesa para elevar a qualidade da educação oferecida aos alunos.

Foto: Lino Vargas

Jéssica Sarah Nery, coordenadora do Programa, ressaltou a importância do ESTARTE para ampliar os horizontes educacionais dos estudantes, oferecendo não apenas conhecimento acadêmico, mas também oportunidades de crescimento pessoal e cultural. Ela enfatizou que o programa busca desenvolver a aprendizagem da criança como um todo, evitando situações de vulnerabilidade.

O Programa ESTARTE foi uma iniciativa da prefeita Josi Nunes, que destacou a parceria e colaboração da Prefeitura na implantação e execução do programa. Segundo ela, o ESTARTE não é apenas uma iniciativa educacional, mas sim uma abordagem abrangente e inovadora para fortalecer as escolas e enriquecer a jornada educacional dos estudantes.

Foto: Lino Vargas

O programa tem sido implementado por meio de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa, Matemática e atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, beneficiando 3.113 alunos participantes. Ele funciona como uma extensão para o Ensino Integral e busca mobilizar a comunidade escolar para compreender os objetivos e o funcionamento do programa.

Maria Simone, uma das monitoras do Programa, ressaltou que o ESTARTE é uma ferramenta que visa auxiliar no aprendizado dos alunos e especificar as principais necessidades dentro e fora da sala de aula. O acompanhamento, monitoramento e avaliação do programa serão realizados de forma coletiva por diversas áreas da educação, e as aulas terão início nesta terça-feira, 27.

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