Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

Governo do Tocantins Revoluciona Monitoramento Pesqueiro com Aplicativo EuPescador

Naturatins e ATI se unem para oferecer uma ferramenta inovadora de participação cidadã na preservação dos recursos pesqueiros.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Walker Ribeiro

O Governo do Tocantins, por intermédio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em colaboração com a Agência de Tecnologia de Informação (ATI), inaugurou uma nova era no monitoramento pesqueiro com o lançamento do aplicativo EuPescador. Disponível na Google Play Store desde a terça-feira, 26, essa ferramenta revolucionária permite que os cidadãos participem ativamente do monitoramento realizado pelo órgão ambiental do estado.

Para utilizar o EuPescador, basta acessar a Play Store, procurar pelo aplicativo, realizar a instalação e preencher todas as informações solicitadas para completar o cadastro. A plataforma foi desenvolvida de forma intuitiva para que o usuário possa explorar a biblioteca de peixes, que contém informações detalhadas sobre as espécies encontradas nos rios Tocantins e Araguaia, além de possibilitar o registro e o envio de dados diretamente para o Naturatins.

Lançado em 1º de novembro do ano passado, o EuPescador é uma iniciativa pioneira no Brasil, oferecendo aos tocantinenses a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre as espécies de peixes locais. Segundo Oscar Vitorino, biólogo da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DBAP) do Naturatins, o aplicativo não apenas promove a conscientização ambiental e a preservação dos recursos pesqueiros, mas também fornece dados cruciais para o desenvolvimento de normativas de pesca que garantam a sustentabilidade das espécies e dos ecossistemas aquáticos.

O EuPescador é fruto do projeto Pró-Espécies: Todos Contra a Extinção, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, que visa à conservação de espécies ameaçadas de extinção. O Naturatins, responsável pela coordenação dos Planos de Ação dos Territórios Cerrado Tocantins e Meio Norte, liderou o desenvolvimento do aplicativo em parceria com o WWF-Brasil, o professor Dr. Hilmer Neri da Universidade de Brasília e alunos do curso de Engenharia de Software.

Para se engajar na preservação dos recursos pesqueiros e contribuir com o monitoramento ambiental, os cidadãos tocantinenses podem instalar o EuPescador clicando aqui. Essa é uma oportunidade única de unir tecnologia e preservação ambiental em prol do desenvolvimento sustentável do Tocantins.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis