Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

Maio Branco: SES-TO destaca a importância vital da doação de leite materno

Campanha sensibiliza sobre o gesto de solidariedade que pode salvar a vida de bebês prematuros.

Imagem de destaque da notícia
Foto: André Araújo

No mês dedicado à conscientização sobre a doação de leite materno, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) lança o Maio Branco, uma campanha que ressalta a importância desse gesto de solidariedade e amor para com os bebês prematuros. A iniciativa visa sensibilizar a população sobre a relevância da doação de leite humano para garantir uma vida mais saudável aos recém-nascidos.

Tamirys Virgulino Ribeiro Prado, mãe da pequena Chloe Virgulino Prado, é uma das doadoras que compartilha sua experiência como exemplo do impacto positivo que a doação de leite pode ter. Para ela, a doação vai além de um ato voluntário; é uma oportunidade de oferecer esperança e cuidado para bebês que necessitam desse alimento essencial para seu desenvolvimento saudável.

A coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), Walkiria Pinheiro, destaca a importância da doação de leite materno para salvar vidas de bebês prematuros e de baixo peso. Ela ressalta que o leite materno é muito mais do que um alimento, sendo fundamental para a proteção imunológica e o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos.

Os números demonstram a relevância da campanha Maio Branco no Tocantins. Este ano, foram realizados 3.848 atendimentos em grupo, 6.998 atendimentos individuais e 811 visitas domiciliares. Além disso, o estado conta com 525 doadoras e 464 receptores, com 699,2 litros de leite coletados e 5464,6 litros distribuídos.

Foto: Divulgação

O leite humano é fundamental para o crescimento saudável dos bebês, por isso, o ato de amamentar é estimulado. Não podendo por algum motivo fazer esse processo, a mãe e o bebê podem ser apoiados por outras mães, que estão possibilitadas a fazer doação de leite materno. Para fazer a doação, é necessário que a mãe não esteja tomando medicamentos que impeçam a amamentação, não consumir drogas, bebidas alcoólicas e não fumar. O banco de leite retira os frascos de leite doados nas residências de mães cadastradas, os telefones para contato são: (63) 3218-7734 e 0800-646-8283.

Unidades e pontos de coletas do Banco de Leite

  • Centro de Referência para Bancos de Leite Humano do Tocantins, Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos - Endereço: ACNE 1, Conj. 04, Lote 36/38, -Palmas – TO, Telefone: (063) 3218-7734. Unidade aberta 24 horas.
  • Posto de Coleta de Leite Humano na Unidade Básica de Saúde – Endereço: Quadra 403 Norte, Alameda 01, APN 40 – Palmas – TO, Telefone: (63) 3218-5205.
  • Banco de Leite Humano, Hospital Dom Orione – Endereço: Rua Dom Orione, Nº 100 - Centro, Araguaína - TO, Telefone: (63) 3411-8787 ramal 2358.
  • Banco de Leite Humano, Hospital Regional de Gurupi – Endereço: Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, Nº 1541 – Setor Central - Gurupi – TO, Telefone: (63) 3315-0258.
  • Posto de Coleta de Leite Humano Dona Marly, Hospital Materno Infantil Tia Dedé – Endereço: Rua Raquel de Carvalho, Nº 143, Jardim Brasília – Porto Nacional – TO, Telefone: (63) 3363-8301.
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis