Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

SES-TO alinha estratégias para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite no Tocantins

Reunião Macrorregional reúne profissionais de saúde para garantir sucesso da campanha que visa proteger crianças contra a poliomielite.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) promoveu, nesta terça-feira, 21, a Reunião Macrorregional da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, reunindo profissionais de saúde e equipes municipais de imunização de todos os 139 municípios do estado. O encontro, realizado de forma online, teve como objetivo orientar os participantes sobre os procedimentos corretos de resfriamento, aplicação das doses e estratégias para alcançar o público-alvo.

Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, a campanha será realizada entre os dias 27 de maio e 14 de junho, visando imunizar um total de 140.192 crianças no estado. O público-alvo inclui bebês menores de 12 meses e crianças de 1 a 4 anos de idade, 11 meses e 29 dias.

A gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena, destacou a importância da campanha para reduzir os riscos de reintrodução do poliovírus no país, ressaltando a meta de vacinação de 95% das crianças de 1 a menores de 5 anos. Sena também enfatizou a realização do Dia D da campanha, agendado para 08 de junho, como uma oportunidade de mobilização nacional e estadual para imunizar todas as crianças do público-alvo.

Para garantir o sucesso da campanha, os municípios foram orientados a utilizar as doses disponíveis em suas centrais de refrigeração até a chegada das novas remessas, previstas para a próxima segunda-feira, 27.

Além da vacinação contra a poliomielite, a SES-TO também realizou uma capacitação com os municípios sobre a importância e os procedimentos para a vacinação contra rubéola e sarampo, contribuindo para o aumento dos índices de imunização contra essas doenças nos últimos anos.

Embora o Tocantins tenha registrado casos suspeitos de poliomielite entre 2020 e 2024, nenhum foi confirmado, demonstrando a eficácia das ações de prevenção e vigilância epidemiológica no estado. Com uma cobertura vacinal já alcançando 97,98% nos primeiros meses de 2024, a SES-TO reforça seu compromisso em manter as crianças protegidas e livres da presença do vírus.

A poliomielite, também conhecida como Paralisia Infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por vírus, podendo provocar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção, sendo essencial para proteger as crianças menores de cinco anos.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis