O Governo do Tocantins realizou mais de 400 atendimentos no estande institucional instalado na Exposibram 2024 – Expo & Congresso Brasileiro de Mineração – evento realizado em Belo Horizonte (MG) entre os dias 9 e 12 deste mês. Pelo local, passaram congressistas, estudantes e dezenas de investidores, CEO"s e representantes de grandes corporações e indústrias de mineração.
"A participação do Governo do Tocantins no evento superou as expectativas. Conseguimos apresentar as potencialidades do Tocantins para grandes players do setor de mineração, ampliando o trabalho de atração de novos investidores.", comemorou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima.
O estande institucional foi montado pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), mas o trabalho de atendimento aos investidores foi realizado conjuntamente com a Agência de Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) e Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins). "A atuação transversal entre os órgãos do Executivo é uma determinação do governador Wanderlei Barbosa para que haja alinhamento entre e para que todo esse trabalho seja convertido em políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico perenes", completou Lima.
"O Tocantins está se consolidando cada vez mais como um centro de atrações e investimentos no setor de mineração. Durante a Exposibram, recebemos empresários de diversas regiões do mundo, como Japão, China, EUA e Austrália; todos com grande interesse em investir na mineração tocantinense. O setor é pujante e promissor", destacou o presidente da Ameto, Milton Neris.
A participação em grandes feiras e eventos de negócios é fundamental para apresentar aos investidores o ambiente de negócios no estado e os investimentos que o Governo do Tocantins tem realizado para garantir segurança jurídica e política, bem como a política de incentivos fiscais e os projetos estruturantes planejados para a próxima década com o objetivo de estimular e expandir negócios já instalados no Tocantins.
O CEO de uma mineradora que já explora cobre e zinco em Palmeirópolis visitou o estande institucional e disse que a empresa vai expandir os negócios por aqui em breve. "Estamos desenvolvendo dois projetos, um de metais básicos, e outro de terras raras. Se abrirmos os dois projetos, isso vai ampliar muito nossos negócios no Tocantins", afirmou Mark Smakman.
Quem também passou pelo estande institucional foi o representante da Câmara de Comércio Índia-Brasil, Guilherme Roriz. "Tive uma primeira conversa com o Governo do Tocantins por meio dos técnicos presentes aqui na Exposibram. A Câmara de Comércio Índia-Brasil tem levado várias delegações estaduais para a Índia, fazendo uma amarração de alto nível com grandes empresas e investidores. Esse primeiro contato com o Tocantins foi muito produtivo pois demonstrou sinergia com os principais objetivos da Câmara Índia-Brasil", disse.
Riquezas minerais
O estande institucional do Governo do Tocantins foi planejado especialmente para demonstrar os principais recursos minerais explorados no Tocantins. Mineradoras e fornecedores do setor conheceram o potencial minerário do Tocantins por meio de realidade virtual, amostras de pedras preciosas, rochas e minérios do estado. A mineração sustentável, remineralizadores, segurança alimentar e energética para o setor também estavam entre as atrações, além de iniciativas voltadas para as comunidades com foco na responsabilidade social.
"Durante a Exposibram realizamos o lançamento do 1º Fórum da Mineração do Tocantins que acontecerá no dia 6 de dezembro no auditório do Palácio Araguaia com a presença de autoridades importantes para o crescimento da mineração", reforçou Milton Neris.
Exposibram
A Exposibram é considerada uma das maiores exposições de mineração da América Latina, realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), e conta com a participação das principais entidades relacionadas ao setor mineral. A feira internacional é a principal vitrine para geração de negócios, apresentando as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos e gestão. A próxima edição do evento será realizada em Salvador (BA).