Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Saúde

Inaugurado novo prédio da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia em Araguaína

Governador Wanderlei Barbosa destaca avanço histórico na saúde do Estado com a entrega da unidade que oferecerá tratamentos oncológicos e cuidados paliativos


Em cumprimento de agenda, o governador Wanderlei Barbosa também visitou as obras do Hospital Regional de Araguaína (HGA)

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância histórica para a saúde do Estado ao entregar o novo prédio da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia de Araguaína (Unacom). Ligada ao Hospital Regional da cidade (HRA), a unidade fornecerá serviços de radioterapia, quimioterapia, braquiterapia e cuidados paliativos para pacientes de três regiões do Estado: Região de Saúde do Bico do Papagaio, Região de Saúde Meio Norte Araguaia e Região de Saúde Cerrado Tocantins-Araguaia.

O governador Wanderlei Barbosa comemorou a inauguração da unidade, destacando que este é um momento histórico para o Tocantins. O hospital tem uma importância não apenas para o Estado, mas também para todo o país. Barbosa expressou sua alegria e afirmou: "É com muita alegria que vivenciamos esse momento único, a inauguração dessa área que ajudará no combate ao câncer em nosso Estado. A população terá uma unidade de qualidade que poderá se tornar referência para todo o Brasil. Sabemos que essa unidade cumprirá seu papel".

O novo prédio conta com 15 leitos de quimioterapia, oito consultórios médicos para atendimentos especializados, quatro leitos de hospitalização e um centro cirúrgico com duas salas. Essa estrutura substitui a antiga, que possuía 12 leitos de quimioterapia e dois consultórios. O investimento total foi de R$ 5,2 milhões.

O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, destacou que a nova unidade representa um avanço significativo na saúde do Estado, contribuindo para a ampliação dos atendimentos na região e aliviando a demanda nas unidades estaduais. Piva enfatizou: "Essa obra vai reduzir as filas e o número de leitos ocupados em outras unidades, já que os pacientes não precisarão mais se deslocar para o regional de Palmas e poderão ser atendidos aqui. Nesta unidade, teremos um ambulatório especializado em oncologia. Portanto, essa obra é de grande importância e será um diferencial para toda a região".

O serviço de oncologia em Araguaína teve início em 2000 e, desde então, já tratou mais de 18 mil pessoas, com uma média anual de 7.500 consultas. Atualmente, mais de 5 mil pessoas estão em acompanhamento.

SECOM - TO Jornalismo

Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia Araguaína Tocantins saúde inauguração tratamento do câncer radioterapia quimioterapia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!