Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Dias dos Namorados

A Origem do Dia dos Namorados no Brasil e o Valentine's Day no Resto do Mundo

Descubra como surgiram as comemorações do Dia dos Namorados em diferentes épocas e regiões


Foto: Divulgação

Por que o Dia dos Namorados é em junho no Brasil e em fevereiro no resto do mundo?

No Brasil, o Dia dos Namorados é celebrado em 12 de junho desde 1948, enquanto nos Estados Unidos e na Europa, o chamado Valentine's Day ocorre em 14 de fevereiro. A diferença de datas tem uma origem comercial no Brasil, graças ao publicitário João Doria, pai do empresário e ex-governador de São Paulo, João Doria Jr.

João Doria, proprietário da agência de publicidade Standart Propaganda, foi contratado pela loja Exposição Clipper para impulsionar as vendas em junho, que historicamente eram fracas. Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, Doria decidiu criar uma nova data para troca de presentes: o Dia dos Namorados.

A escolha de junho se deu pelo fato de ser um mês de baixa temporada para as vendas. Além disso, o dia 12 estava próximo à celebração de Santo Antônio, conhecido no Brasil como o santo casamenteiro. Dessa forma, Doria uniu o útil ao agradável e criou a primeira propaganda que instituiu a data no país. A campanha foi premiada como a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda na época.

A partir do ano seguinte, a comemoração do Dia dos Namorados começou a se popularizar no Brasil e se tornou uma celebração nacional. Atualmente, é a terceira melhor data para o comércio, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Estima-se que em 2023 a data movimentará cerca de R$ 23 bilhões em presentes e celebrações, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Por outro lado, o Valentine's Day, comemorado nos Estados Unidos e na Europa, tem uma origem que remonta ao século 5. A história mais conhecida é a de São Valentim, um padre de Roma que foi condenado à morte no século 3. Na época, o imperador Claudio 2º proibiu casamentos, acreditando que homens casados se tornavam soldados menos eficientes. Valentim, no entanto, defendeu o casamento como parte do plano de Deus e passou a realizar cerimônias secretas.

Durante o período em que esteve preso, Valentim se apaixonou pela filha de um carcereiro e, no dia de sua execução, enviou uma carta de amor assinada como "do seu Valentim". Essa prática de enviar cartões para a pessoa amada no dia 14 de fevereiro tornou-se popular posteriormente.

Dia dos Namorados Valentine's Day origem Brasil comércio João Doria Santo Antônio São Valentim tradição festividades cartões amor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!