Segundo dados oficiais do Ministério da Educação (MEC), houve uma queda de 0,9% no número de matrículas em cursos profissionalizantes em todo o país no ano de 2021, totalizando 1.851.541 registros. Essa redução preocupa o MEC, uma vez que o Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece a meta de alcançar 5,22 milhões de matrículas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) até 2024.
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e tem como objetivo preparar os estudantes para exercerem profissões, possibilitando sua inserção no mercado de trabalho e na sociedade. Essa forma de ensino abrange cursos de qualificação, habilitação técnica, tecnológica e pós-graduação, buscando proporcionar uma educação contínua e articulada.
Nos últimos anos, devido à pandemia de Covid-19, houve um aumento significativo das opções de estudo a distância ou de forma semipresencial. De acordo com o Censo da Educação Superior 2021, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo MEC, o número de ingressantes em cursos superiores de graduação na modalidade de ensino a distância (EaD) teve um crescimento de 474% entre 2011 e 2021. Além disso, o ensino híbrido, que combina atividades presenciais e virtuais, também se fortaleceu, inclusive nos cursos profissionalizantes.
Para Diego Barcelos, instrutor na Richemont Brasil, uma escola de cursos profissionalizantes em Confeitaria, Panificação e Chocolateria, é importante que os alunos desses cursos tenham uma experiência prática, realizada de forma presencial. No entanto, ele destaca que algumas etapas do processo de aprendizado podem ser feitas de forma remota, sem comprometer a assimilação do conteúdo. Nesse sentido, Barcelos menciona que os conhecimentos prévios podem ser exercitados em casa com a ajuda de um tutor. Após a conclusão dos módulos online, os alunos poderão participar de aulas práticas presenciais na escola, recebendo orientações adicionais e correções feitas pelo professor.
Diante desse cenário, fica evidente que a pandemia impulsionou a adoção de modalidades de ensino híbrido e a distância na Educação Profissional e Tecnológica. Essas abordagens flexíveis oferecem novas oportunidades de aprendizado, combinando teoria e prática, e podem contribuir para a formação profissional dos estudantes de maneira eficaz.