Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Tocantins

Julgamento de Danilo Cavalcante, Condenado nos EUA por Assassinato, é Adiado no Brasil

Após fugir da prisão nos Estados Unidos, Danilo enfrentará julgamento no Tocantins pelo assassinato de Valter Júnior Moreira dos Reis.


Foto: Reprodução

A história de Danilo Cavalcante é um enigma sombrio que se estende dos Estados Unidos ao coração do Brasil. Este homem, condenado a prisão perpétua por um assassinato nos EUA, agora enfrenta um julgamento em sua terra natal pelo assassinato de Valter Júnior Moreira dos Reis, um crime que chocou a região de Figueirópolis no ano de 2017.

Danilo Cavalcante ganhou notoriedade ao fugir espetacularmente de uma prisão na Pensilvânia, escalando uma parede e passando 14 dias como foragido antes de ser recapturado em 13 de setembro. Seu destino nos EUA foi selado com uma sentença de prisão perpétua após o assassinato de sua ex-namorada, Débora Evangelista Brandão, em 2021.

Foto: Matt Rourke

Agora, a reviravolta no caso de Danilo ocorreu no Brasil, onde sua audiência por vídeoconferência estava marcada para 11 de outubro, seis anos após o crime. A decisão de adiar a audiência foi tomada após orientação da Coordenação-Geral de Cooperação Jurídica Internacional em Matéria Penal. Documentos obtidos pelo Jornal do Tocantins revelam que é necessário apresentar datas com no mínimo 90 dias de antecedência para avaliação.

O juiz Jossanner Nery Nogueria ofereceu três novas datas e horários para a audiência:

O adiamento é mais um capítulo na saga legal de Danilo, que estava foragido no momento em que o caso foi suspenso no Brasil. O pedido de videoconferência com o réu foi feito após sua prisão nos EUA, e a audiência no Brasil deve incluir o depoimento de sete testemunhas de acusação, aguardando ainda que a Defensoria, responsável pela defesa de Danilo, apresente outras testemunhas e o depoimento do réu.

Foto: Reprodução

O caso que trouxe Danilo de volta ao Brasil envolve o assassinato de Valter Júnior Moreira dos Reis, um jovem de 20 anos, em Figueirópolis, em 5 de novembro de 2017. Segundo investigações, Danilo teria disparado cinco tiros contra Valter durante um confronto em uma lanchonete da cidade, supostamente devido a uma dívida. A prisão de Danilo nos Estados Unidos em 2021 revelou uma complexa trama de eventos que levou a essa situação, incluindo falhas no sistema de comunicação entre jurisdições que permitiram sua fuga e posterior partida do Brasil.

Danilo Cavalcante prisão perpétua assassinato nos EUA julgamento no Brasil Valter Júnior Moreira dos Reis.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!