Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

Consulta Pública na região norte de Araguaína para elaboração do Plano Plurianual (PPA-2024-2027)

Encontro promove a participação da população e busca definir prioridades para o desenvolvimento regional

Imagem de destaque da notícia
Gov-Wanderlei Barbosa- PPA-Araguatins-TO/ Foto: Esequias Araujo

No próximo dia 26, sexta-feira, será realizada a segunda consulta pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA-2024-2027) na recém-inaugurada Escola de Tempo Integral Domingos da Cruz Machado, em Araguaína. Com o tema "Ouvir para Cuidar", o evento abrange a regional norte e contará com a presença do governador Wanderlei Barbosa.

O credenciamento terá início às 8 horas, seguido pela participação do governador Wanderlei Barbosa, marcada para às 10 horas. O encerramento está previsto para às 17 horas, após a plenária final.

Espera-se a presença de moradores de toda a região norte, que abrange 15 cidades: Aragominas, Araguaína, Araguanã, Babaçulândia, Barra do Ouro, Campos Lindos, Carmolândia, Filadélfia, Goiatins, Muricilândia, Nova Olinda, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia e Xambioá.

As discussões serão realizadas em torno de sete eixos temáticos: Segurança, Assistência Social e Cidadania; Desenvolvimento Produtivo, Economia Criativa, Emprego e Renda; Gestão Pública e Governança; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Saúde e Bem-Estar; Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação; Infraestrutura Econômica e Urbana.

Essa consulta pública é a segunda realizada para o PPA. A primeira ocorreu no dia 14 de abril, na cidade de Araguatins, com a participação de mais de 700 inscritos. Na ocasião, a população do Bico do Papagaio elegeu a transferência de recursos financeiros aos municípios para pagamento de benefícios eventuais como prioridade, dentro do eixo de Segurança, Assistência Social e Cidadania.

Outras prioridades eleitas em cada eixo foram: Organizar a Rede de Atenção à Saúde com foco na Urgência Emergência, Pessoa com Deficiência, Doenças Crônicas, Materno-Infantil e Rede Psicossocial, do eixo Saúde e Bem–Estar. Do eixo Infraestrutura Econômica e Urbana, o desafio eleito pela comunidade foi Ampliar a manutenção de estradas vicinais. Valorizar os profissionais da Educação, do eixo Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação; Promover a agroindustrialização dos produtos regionais (produtos da terra), do eixo Desenvolvimento Produtivo, Economia Criativa, Emprego e Renda; Incentivar a gestão de saneamento ambiental nos municípios, do eixo Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e Aprimorar a regulação e fiscalização dos serviços prestados de abastecimento de água, esgotamento sanitário e energia elétrica, do eixo de Gestão Pública.

Fonte: Governo do Tocantins

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis