Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Segurança Pública

Fortalecendo Vínculos: Centro de Internação Provisória de Santa Fé adota círculos restaurativos para promover relações saudáveis

Projeto Justiça Restaurativa da comarca de Araguaína transforma a dinâmica entre agentes socioeducativos, socioeducandos e familiares.


Foto: Divulgação Seciju/Governo do Tocantins

O Centro de Internação Provisória (Ceip Norte) de Santa Fé está implementando círculos de justiça restaurativa desde maio, com o objetivo de fortalecer os laços entre agentes de segurança socioeducativos, equipe multidisciplinar, socioeducandos e seus familiares, abordando temas como autocuidado, autoconhecimento e relacionamentos interpessoais. Essa iniciativa faz parte do Projeto Justiça Restaurativa da comarca de Araguaína, que busca promover relações pessoais e interpessoais saudáveis.

No Centro, a Justiça Restaurativa é utilizada para resolver conflitos e construir ambientes harmoniosos, proporcionando melhor saúde mental aos participantes e restaurando os vínculos familiares dos adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas.

De acordo com Francisco Lobo, chefe da Unidade e agente de segurança, um dos principais objetivos da Justiça Restaurativa já está sendo alcançado. Ele afirma: "Desde o início dos círculos, pudemos notar o comprometimento e o envolvimento dos adolescentes com suas famílias, pois nosso propósito é reconectar e fortalecer esses laços familiares. Para os agentes, os círculos têm gerado maior empatia em meio ao ambiente de trabalho desafiador e constantemente alerta em que vivemos, e a Justiça Restaurativa contribui para tornar esse cenário mais harmonioso."

Um dos adolescentes que tem participado dos círculos ressalta que toda família enfrenta atritos, e a justiça restaurativa tem ajudado no processo de perdão e na aprendizagem de dizer não às más influências.

A equipe responsável pelos círculos restaurativos inclui a coordenadora do Projeto Justiça Restaurativa do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Araguaína, Eliene Diniz, juntamente com Valdene Soares, Francine Pinto e Victoria Medrado. Além disso, há 20 facilitadores credenciados e atuantes desde 2015, promovendo Círculos de Construção de Paz em diversos ambientes da sociedade.

Os círculos são divididos em três etapas: pré-círculos, início dos círculos e pós-círculos. São realizados em grupo e individualmente, com a participação dos socioeducandos e seus familiares, abordando temas como reintegração familiar, reintegração social e a prevenção de reincidência dos adolescentes no sistema socioeducativo.

Márcia Rosa/Governo do Tocantins

Justiça Restaurativa Centro de Internação Provisória vínculos familiares relações interpessoais círculos restaurativos agentes socioeducativos socioeducandos autocuidado Projeto Justiça Restaurativa adolescente reintegração familiar reintegração social prevenção de reincidência

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!