Dólar
Euro
Dólar
Euro

Saúde

Lúpus no Dia Mundial da Conscientização sobre a doença

SES-TO reforça a importância da conscientização sobre o Lúpus no Dia Mundial da doença, que ocorre em 10 de março.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Divulgação

A Sociedade Brasileira de Reumatologia estima que o Brasil tenha cerca de 65.000 casos de Lúpus, sendo a maioria deles mulheres. Desde 2013, os pacientes do Sistema Único de Saúde do Tocantins têm acesso ao Serviço de Reumatologia do Hospital Geral de Palmas (HGP), onde cerca de 110 pacientes foram atendidos. Em março deste ano, 15 pacientes com Lúpus foram atendidos no local. O médico reumatologista, Paulo Geovanny Pedreira, coordenador do serviço de reumatologia do HGP, explica que os principais sintomas da doença são dores articulares, sensibilidade à luz do sol, feridas na boca e áreas íntimas. Em casos mais graves, a doença pode afetar o pulmão, o rim e até mesmo alterações no sistema nervoso.

O tratamento no HGP é destinado a pacientes diagnosticados com a doença e inclui consultas para controle da doença e internações, quando necessário. O centro de infusão de reumatologia realiza tratamentos para pacientes com Lúpus que necessitam de tratamento específico, como a pulsoterapia. A moradora de Palmas, Esmaylanne Barbara Pereira de Souza, relata que realiza o tratamento no HGP há um ano e que, com o tratamento adequado, é possível seguir a vida, embora a doença não tenha cura.

Os pacientes são encaminhados para o especialista em reumatologia pelo médico clínico, que suspeita de doenças autoimunes. Durante a consulta com o reumatologista, são solicitados exames para verificar se há diagnóstico e necessidade de medicação. O fluxo de atendimento é regulado pelo Estado do Tocantins.

Fonte: Luciana Barros/Governo do Tocantins

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis