Dólar
Euro
Dólar
Euro

Segurança Pública

PF Derruba Propriedades Rurais Usadas em Gigantesco Esquema de Tráfico Internacional de Drogas

Operação Rota Caipira: PF Destroi Esconderijos Estratégicos no Parque Nacional da Chapada das Mesas

Imagem de destaque da notícia
Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) desferiu um golpe certeiro contra o tráfico internacional de drogas, destruindo nesta segunda-feira (13) imóveis rurais utilizados estrategicamente por uma organização criminosa. As investigações que culminaram nessa ação começaram em abril durante a Operação Rota Caipira, uma megaoperação que abrangeu 13 estados do país, resultando em quase 200 mandados cumpridos.

O alvo central dessa ação criminosa, o dono de uma concessionária de veículos em Araguaína, foi identificado como suspeito de financiar e lavar dinheiro para o tráfico internacional. A PF executou a destruição dessas propriedades após minuciosas investigações relacionadas à Operação Rota Caipira.

Foto: Polícia Federal

O mandado de destruição foi expedido pela 1ª Vara Criminal da Justiça Federal de Araguaína, evidenciando a contundência das evidências recolhidas durante as investigações. De acordo com a PF, os imóveis rurais, localizados no Parque Nacional da Chapada das Mesas, em Carolina (MA), eram estratégicos para o armazenamento de drogas pela organização criminosa.

A Operação Rota Caipira, deflagrada em abril, teve um alcance expressivo, com 195 ordens judiciais, incluindo 28 mandados de prisão preventiva e 95 de busca e apreensão. Os federais conduziam a investigação sobre o tráfico de cocaína, originária da Bolívia, Peru e Colômbia, e transportada para o Brasil.

Foto: Reprodução

O empresário César Trindade, apontado como um dos principais financiadores e lavadores de dinheiro do tráfico, foi um dos principais alvos da operação. A Justiça determinou, na época, a apreensão de 16 aeronaves, o sequestro de três propriedades rurais e o bloqueio de valores que totalizavam R$ 300 milhões.

A PF destacou que a organização criminosa, especializada no transporte aéreo, utilizava imóveis estrategicamente localizados nos estados do Tocantins, Maranhão e Pará. Todos os suspeitos envolvidos foram denunciados e respondem a ação penal por diversos crimes, incluindo associação para o tráfico, tráfico internacional de drogas e organização criminosa internacional.

Foto: Polícia Federal

A operação desta segunda-feira contou com o apoio crucial do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, evidenciando a integração de esforços para combater o crime em todas as suas formas.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis