Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

JETs 2023

Etapa regional dos Jogos Estudantis do Tocantins inicia em Pedro Afonso

Competições reúnem estudantes-atletas de diferentes municípios e promovem intercâmbio cultural


Cerca de 450 competidores disputam os JETs Regional de Pedro Afonso/Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins

A etapa regional dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs) teve início na última segunda-feira, dia 5, com a cerimônia de abertura realizada no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Antônio Belarmino Filho, em Pedro Afonso. Cerca de 500 pessoas, entre estudantes-atletas e equipe técnica, integram as delegações participantes.

Os competidores representam oito municípios e estão divididos em 17 unidades de ensino. As modalidades em disputa incluem Atletismo, Tênis de Mesa, Xadrez, Vôlei de Praia, Futsal e Voleibol, com jogos femininos e masculinos. A realização das competições é promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O secretário executivo da Secretaria de Estado da Educação, Edinho Fernandes, ressaltou o intercâmbio cultural proporcionado pelos JETs na Regional de Pedro Afonso. Ele destacou a participação de 91 estudantes-atletas indígenas de seis unidades de ensino, enfatizando a importância desse momento de troca de conhecimentos entre todos os participantes da comunidade escolar.

Os municípios envolvidos nos jogos são: Pedro Afonso, Itacajá, Goiatins, Bom Jesus do Tocantins, Recursolândia, Santa Maria do Tocantins, Tupirama e Centenário. Edinho Fernandes ressaltou que os estudantes das diferentes redes de ensino têm a mesma oportunidade de competir juntos em diversas modalidades esportivas.

Um dos estudantes-atletas participantes é João Gabriel Tavares Barbosa, de 15 anos, da Escola Estadual Recursolândia, que compete no futsal pela primeira vez nos JETs. Ele vê os jogos como uma oportunidade de representar sua escola fora do município e buscar o título de campeão. João Gabriel expressou seu desejo de marcar muitos gols e destacou a experiência enriquecedora de entrar em contato com outros competidores.

Genailde Crojxy Krahô, de 16 anos, estudante-atleta da Escola Estadual Indígena 19 de Abril, em Goiatins, participa do futsal feminino e valoriza a importância dos JETs. Esta é a segunda vez que ela compete nos jogos e enxerga a oportunidade como algo especial, permitindo-lhe conhecer novas pessoas e criar chances de competir na fase estadual.

O diretor Regional de Educação de Pedro Afonso, Neurisvaldo Rodrigues de Amorim, destacou dois diferenciais dos JETs na Regional. "Nós temos um projeto do professor Max Augusto do Carmo que sempre coloca nossos estudantes em destaque no atletismo, em competições de salto em altura, de arremesso de peso e dardo. Temos também nossos estudantes indígenas, que se destacam nas modalidades individuais, e neste ano temos estudantes da Escola Estadual Indígena 19 de Abril, que trouxe times de futsal masculino e feminino", apontou.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!