Dólar
Euro
Dólar
Euro

Cidades

Audiência Pública para Política Nacional Aldir Blanc Reúne Cerca de 100 Participantes em Araguaína

Evento promovido pela Secretaria da Cultura (Secult) do Tocantins recebe representantes de diversos municípios para discutir políticas culturais.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Kadu Souza

Na última terça-feira, dia 12, cerca de 100 pessoas participaram da Audiência Pública para a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) realizada na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Araguaína. O evento, promovido pelo Governo do Tocantins por meio da Secretaria da Cultura (Secult), reuniu fazedores de cultura, gestores e representantes da sociedade civil da região para discutir demandas e propostas relacionadas à cultura e ao desenvolvimento regional.

A audiência contou com a presença da superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Kátia Maia Flores, e equipe, além do secretário municipal de Esporte, Cultura e Lazer de Araguaína, Edson Carvalho, e do pró-reitor de Assistência Estudantil da UFNT, José Manoel Sanches. Representantes de diversos municípios, como Arapoema, Aragominas, Colinas, Darcinópolis, Juarina, Pedro Afonso, Muricilândia e Xambioá, também estiveram presentes.

Durante o evento, foram discutidas questões relacionadas à elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR) e de futuros editais, bem como a descentralização dos recursos e capacitações técnicas para os municípios do interior do Tocantins. Os participantes também sugeriram editais mais específicos e de fácil entendimento, além de um mapeamento dos fazedores de cultura das regiões.

Foto: Kadu Souza

Gustavo André, do grupo de Cultura Popular de Araguaína, destacou a importância da chegada de cursos de qualificação para elaboração de projetos nas cidades do interior. Ayra Galdino, moradora de Juarina, ressaltou a necessidade das audiências públicas regionais para que as demandas dos municípios do interior sejam levadas até a capital, Palmas.

As próximas audiências públicas estão agendadas da seguinte forma:

  • 14/03 (Quinta-feira): 8h - Gurupi (Câmara dos Vereadores)
  • 15/03 (Sexta-feira): 8h - Arraias (Câmara dos Vereadores)
  • 22/03 (Sexta-feira): 9h - Palmas (Auditório da Assembleia Legislativa)

Esses eventos visam promover a participação cidadã na formulação de políticas culturais e o desenvolvimento equitativo da cultura em todo o estado do Tocantins.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis