Dólar
Euro
Dólar
Euro

Saúde

Inaugurado novo prédio da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia em Araguaína

Governador Wanderlei Barbosa destaca avanço histórico na saúde do Estado com a entrega da unidade que oferecerá tratamentos oncológicos e cuidados paliativos

Imagem de destaque da notícia
Em cumprimento de agenda, o governador Wanderlei Barbosa também visitou as obras do Hospital Regional de Araguaína (HGA)

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância histórica para a saúde do Estado ao entregar o novo prédio da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia de Araguaína (Unacom). Ligada ao Hospital Regional da cidade (HRA), a unidade fornecerá serviços de radioterapia, quimioterapia, braquiterapia e cuidados paliativos para pacientes de três regiões do Estado: Região de Saúde do Bico do Papagaio, Região de Saúde Meio Norte Araguaia e Região de Saúde Cerrado Tocantins-Araguaia.

O governador Wanderlei Barbosa comemorou a inauguração da unidade, destacando que este é um momento histórico para o Tocantins. O hospital tem uma importância não apenas para o Estado, mas também para todo o país. Barbosa expressou sua alegria e afirmou: "É com muita alegria que vivenciamos esse momento único, a inauguração dessa área que ajudará no combate ao câncer em nosso Estado. A população terá uma unidade de qualidade que poderá se tornar referência para todo o Brasil. Sabemos que essa unidade cumprirá seu papel".

O novo prédio conta com 15 leitos de quimioterapia, oito consultórios médicos para atendimentos especializados, quatro leitos de hospitalização e um centro cirúrgico com duas salas. Essa estrutura substitui a antiga, que possuía 12 leitos de quimioterapia e dois consultórios. O investimento total foi de R$ 5,2 milhões.

O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, destacou que a nova unidade representa um avanço significativo na saúde do Estado, contribuindo para a ampliação dos atendimentos na região e aliviando a demanda nas unidades estaduais. Piva enfatizou: "Essa obra vai reduzir as filas e o número de leitos ocupados em outras unidades, já que os pacientes não precisarão mais se deslocar para o regional de Palmas e poderão ser atendidos aqui. Nesta unidade, teremos um ambulatório especializado em oncologia. Portanto, essa obra é de grande importância e será um diferencial para toda a região".

O serviço de oncologia em Araguaína teve início em 2000 e, desde então, já tratou mais de 18 mil pessoas, com uma média anual de 7.500 consultas. Atualmente, mais de 5 mil pessoas estão em acompanhamento.

Fonte: SECOM - TO Jornalismo

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis