Dólar
Euro
Dólar
Euro

Gurupi

Prefeitura de Gurupi promove roda de conversa sobre saúde mental dos professores

Evento inovador permite que professores compartilhem angústias e experiências

Imagem de destaque da notícia
Foto: Divulgação

Na última sexta-feira, 26, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Educação, promoveu uma roda de conversa no estilo "Talk Show" para discutir a saúde mental dos professores da rede municipal de ensino da educação infantil. A iniciativa surgiu da necessidade de oferecer um momento de escuta e diálogo para os profissionais que atuam em sala de aula, contando com a orientação de dois psicólogos especialistas em tempo real.

O evento foi realizado na quadra da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Sousa e contou com a participação ativa de cerca de 300 professores. Essa ação faz parte do projeto Dia D da Educação Infantil, que busca trazer discussões sobre temas sensíveis à área e formações adequadas para os professores que trabalham com crianças de 1 a 5 anos de idade.

O projeto tem como foco fornecer informações, conhecimento e acolhimento, fortalecendo os laços entre a gestão e os profissionais. O formato do evento permitiu que os professores se expressassem de forma espontânea, além de incentivar a reflexão sobre sua autorresponsabilidade em relação à saúde mental e proporcionar um espaço para desabafar sobre suas dores e perspectivas, com o apoio de especialistas", afirmou Marquília Resplandes, diretora da gestão pedagógica da SEMEG.

Essa edição do Dia D da Educação deixou a professora Zenilda Miranda, com 19 anos de carreira, entusiasmada com a nova proposta de ser ouvida. Atuando há três anos em sala de aula no Instituto Beneficente Irmã Dulce, ela fez questão de compartilhar e participar da conversa no palco. "Ao ver o tema saúde mental, fiquei maravilhada e ansiosa para participar. Essa abordagem diferenciada da SEMEG em relação ao professor, preocupando-se com o emocional, é importante, pois se o professor não está bem emocionalmente, nada funcionará bem na sala de aula. Parabenizo a SEMEG por proporcionar esse momento e espero que haja mais oportunidades como essa também nas escolas", disse ela.

Essa iniciativa marcou um momento único e inovador na educação municipal. Foi a primeira vez que uma roda de conversa foi realizada, dando voz ao professor para expor suas angústias, dores e experiências. Para o secretário municipal da Educação, professor Davi Abrantes, esse momento foi oportuno diante de tudo que vivemos nos últimos anos, com a pandemia. "O que realizamos aqui hoje enche nossos corações de alegria.

Fonte: SECOM - PREFEITURA DE GURUPI

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis