Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

Verificação de Radar em Palmas: AEM-TO garante segurança no trânsito

Ação de conformidade metrológica visa assegurar precisão e eficiência dos radares de velocidade

Imagem de destaque da notícia
Aferição de radares tem por objetivo verificar se a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores está em conformidade com a velocidade permitida nas vias públicas/Foto: Brenda Ramos/

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) realizará a Verificação de Radar em Palmas nesta quarta-feira, 7 de junho. Motoristas que transitam pela avenida onde o equipamento está instalado devem estar atentos às interdições temporárias no trânsito durante esse período.

Essa ação, conduzida pela área de Instrumentos da agência, está em conformidade com o Regulamento Técnico Metrológico aprovado pela Portaria nº 544/2014 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). De acordo com o regulamento, é obrigatória a verificação anual dos radares de velocidade quando são instalados, bem como sempre que passam por reparos.

Para realizar a verificação, a equipe técnica da Agência de Metrologia conta com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu) para garantir o suporte necessário e o isolamento do trânsito durante os testes metrológicos, que têm duração média de quarenta minutos em cada local.

A presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira, destaca a importância de os motoristas estarem atentos aos instrumentos de medição de velocidade. Além de monitorar o cumprimento dos limites estabelecidos nas vias, esses equipamentos também têm a função de garantir a segurança. "Com base em estudos, eles informam qual é a velocidade máxima permitida na via", afirma a gestora.

A realização dos ensaios metrológicos para aferição dos radares tem como objetivo verificar se a leitura dos medidores de velocidade está de acordo com os limites permitidos nas vias públicas. Além disso, é verificado se a velocidade indicada pelos radares corresponde corretamente à dos veículos que estão passando por eles, de acordo com as normas estabelecidas pelo Inmetro.

Durante os ensaios, um veículo oficial da Agência de Metrologia passa pelo medidor de velocidade diversas vezes (em média, cinco vezes para instrumentos existentes), utilizando um aparelho calibrado pelo Inmetro. Ao passar pela barreira eletrônica, a velocidade fornecida pelo radar é comparada à do veículo. Com base nos dados encontrados nessa inspeção, o radar pode ser aprovado ou reprovado.

Caso um medidor de velocidade seja reprovado, ele não pode ser utilizado até que a empresa responsável faça as adequações necessárias. Posteriormente, é realizada uma nova vistoria para verificar a correção do erro e se o radar está dentro dos parâmetros de aprovação.

Fonte: SECOM - TO Jornalismo

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis