Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

Enem 2023 no Tocantins: 28,7% de Abstenção no Primeiro Dia; Veja Como Pedir a Reaplicação

Mais de 30 mil inscritos no Estado e abstenção acima da média nacional. Saiba como solicitar a reaplicação se afetado por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Arthur Girão

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos momentos cruciais na vida de milhares de estudantes em todo o Brasil, e o Tocantins não é exceção. Neste ano, mais de 32 mil tocantinenses se inscreveram para a avaliação que pode abrir portas para o ensino superior. No entanto, os números revelam uma estatística preocupante - uma abstenção de 28,7% no primeiro dia de provas, um pouco acima da média nacional, que ficou em 28,1%. Vamos analisar esses números e entender como os participantes afetados por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas podem buscar a reaplicação do exame.

Para aqueles que se sentiram prejudicados por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou que foram acometidos por uma das doenças infectocontagiosas listadas no edital, a oportunidade de requerer a reaplicação do Enem está disponível. No caso de doenças infectocontagiosas, é necessário apresentar um documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação da reaplicação. O período para fazer essa solicitação é entre os dias 13 e 17 de novembro de 2023 e deve ser realizada na página do Participante do Enem.

Aqueles cujas solicitações forem deferidas terão a chance de realizar a reaplicação da prova entre os dias 12 e 13 de dezembro de 2023.

O Enem de 2023 começou com a aplicação das provas nas áreas de linguagens e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, e redação, com o intrigante tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil". No próximo domingo (12), os participantes enfrentarão a segunda parte do exame, com questões das áreas de ciências exatas, incluindo química, biologia e física, e matemática. As provas ocorrerão no mesmo horário, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h, com término previsto para as 18h30.

É interessante notar que este ano houve um aumento no número de inscritos no Tocantins em comparação ao ano anterior, quando tivemos 28.944 candidatos. Dos mais de 32 mil inscritos, 62,7% são mulheres e 37,3% homens. A maioria dos candidatos já concluiu o ensino médio e se enquadra na faixa etária de 17 a 30 anos.

A segurança na realização do Enem é sempre uma prioridade, e uma operação integrada envolvendo aproximadamente 660 agentes de segurança pública foi montada. Policiais civis, militares, agentes de trânsito, guardas municipais e policiais rodoviários atuaram para garantir que as provas fossem entregues e realizadas com tranquilidade. Essa operação também será realizada no próximo domingo, 12 de novembro, durante a segunda fase do Enem 2023.

A abstenção no Tocantins e no Brasil é uma preocupação que merece nossa atenção. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 71,9% dos 3,9 milhões de estudantes inscritos fizeram a primeira etapa do Enem, neste domingo, no Brasil, enquanto a abstenção foi de 28,1%. Esses números, que correspondem a 98,3% das inscrições, demonstram que o Enem continua sendo um desafio para muitos estudantes em todo o país.

Como a segunda fase do Enem se aproxima, é fundamental que todos os candidatos estejam bem preparados e saibam como buscar ajuda caso enfrentem problemas que possam afetar seu desempenho nas provas. O acesso à educação superior é uma conquista valiosa, e o Enem é uma das portas de entrada. Portanto, fique atento e prepare-se para o segundo dia de exame.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis