Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

Operação Malha Fina do Naturatins Recolhe 3,5 Mil Metros de Redes Durante Fiscalização nos Rios do Cantão

Ação visa combater a pesca predatória e garantir a reprodução dos peixes durante o período da piracema

Imagem de destaque da notícia
Foto: Naturatins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) intensifica suas atividades de orientação ambiental e fiscalização durante o período da piracema com a Operação Malha Fina. Iniciada em 14 de novembro e concluída em 20 de novembro, a operação resultou no recolhimento de 3,5 mil metros de redes, 30 anzóis de captura de tartaruga, uma arma de fogo calibre 28, duas munições intactas de calibre 28, uma espingarda de pressão 5,5 com munição de latão, quatro tarrafas e sete tartarugas, que foram devolvidas à natureza.

Foto: Naturatins

Durante a fiscalização nos municípios de Santa Maria das Barreiras, Araguacema, Goianorte e Couto Magalhães, a equipe, chefiada pelo fiscal ambiental Jusley Caetano em conjunto com servidores da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, buscou coibir a caça e pesca predatória nos rios Araguaia, Caiapó, Bananal e Piranhas.

Foto: Naturatins

A Operação Malha Fina ocorreu simultaneamente ao encerramento das ações de orientação ambiental nas colônias de pescadores. Mais de 1.100 pescadores foram sensibilizados em colônias localizadas em diversos municípios, visando destacar a importância do período da piracema (defeso) para garantir a reprodução das espécies e a renovação dos estoques pesqueiros.

Foto: Naturatins

O gerente da Fiscalização do Naturatins, Cândido Neto, ressaltou a relevância do trabalho de orientação para conscientizar os pescadores sobre o respeito ao período da piracema. O período, regulamentado pela Portaria do Naturatins nº 155/2023, visa preservar o ciclo reprodutivo dos peixes.

Para denúncias de crimes ambientais, o Naturatins disponibiliza a Linha Verde, com atendimento pelo telefone 0800 063 11 55, WhatsApp (63) 99106-7787 e via internet no Portal de Serviços do site do Instituto.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis