Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

Tocantins Cai para Sétima Posição no Ranking Nacional de Queimadas em 2023

Estado comemora redução de 25% nos focos de calor e destaca a união de mais de 30 instituições no Comitê Estadual do Fogo.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Divulgação

O Tocantins encerrou o período de estiagem apresentando resultados positivos na luta contra as queimadas. O estado registrou uma redução de 25% nos focos de calor, o que levou a uma queda da quinta para a sétima posição no ranking nacional de queimadas. O relatório, divulgado no auditório do Palácio Araguaia, destaca as ações de prevenção, controle e combate às queimadas e incêndios florestais, além das atividades de fiscalização realizadas ao longo do ano.

Foto: Divulgação

A Primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, parabenizou o Comitê Estadual do Fogo pela conquista, destacando a importância da união de mais de 30 instituições que compõem o comitê. Ela ressaltou a evolução do estado, que passou da segunda para a sétima posição no ranking nacional, agradecendo o esforço conjunto.

O índice de área queimada foi um dos responsáveis pela queda no ranking, apresentando uma redução de 40% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O coronel Erisvaldo Alves, superintendente do Comando de Ações de Defesa Civil Estadual, atribuiu esses bons resultados à colaboração das 28 instituições que compõem o Comitê Estadual do Fogo.

Foto: Divulgação

O Comitê atuou ao longo de 2023, desenvolvendo ações nas fases de Prevenção, Preparação, Mitigação e Resposta. Entre as ações preventivas, destaca-se o projeto Foco no Fogo, que alcançou 67 municípios, sensibilizando mais de 21 mil pessoas sobre os riscos de incêndios florestais e queimadas ilegais.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, enfatizou a união de esforços para os bons resultados, mencionando a destinação de recursos para a contratação de brigadistas, o investimento em ações preventivas e a redução expressiva nos focos de queimadas.

Foto: Divulgação

O trabalho de sensibilização do Foco no Fogo, as queimas prescritas realizadas pelo Naturatins e as atividades de preparação e resposta coordenadas pela Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros Militar foram fundamentais para os resultados alcançados. O evento marcou o encerramento das ações do Comitê do Fogo em 2023, com a certeza de que o trabalho conjunto continuará no combate e controle das queimadas em 2024.

Instituições que compõem o Comitê Estadual do Fogo: Defesa Civil Estadual, SEMARH, Naturatins, Corpo de Bombeiros Militar, SEAGRO, SESAU, SEDUC, SECOM, PrevFogo/IBAMA, PMTO (BPMA), 22 BI Exército Brasileiro, MPE - CAOMA, CIOPAER, DETRAN-TO, FMA Palmas, GMP e DC Palmas – SESMU, CMBio, Energisa, ADAPEC, Ruraltins, Cemaf-UF, BP Bunge, FAET/SENAR, Defesas Civis Municipais, DNIT, TCE-TO, PRF, CFAT – Marinha do Brasil, ATM.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis