Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

Projeto Sustentável Transforma Uniformes em Ecobags: Parceria entre Energisa e APAE Gera Renda e Preserva o Meio Ambiente

Iniciativa converte uniformes não utilizáveis em produtos sustentáveis, contribuindo para a economia local

Imagem de destaque da notícia
Foto: Divulgação

A sinergia entre preservação ambiental e desenvolvimento econômico ganha vida por meio de um projeto inovador realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Paraíso. Em parceria com a Energisa, a APAE transforma uniformes não utilizáveis dos colaboradores da empresa em ecobags, promovendo a sustentabilidade e gerando uma nova fonte de renda.

A inspiração para o projeto surgiu ao perceberem o potencial de reaproveitamento dos uniformes que seriam descartados. A Energisa doou 4 mil peças desde o início do projeto, impulsionando a confecção desses produtos sustentáveis. O analista de eficiência energética da Energisa Tocantins, Domingos Junior, destaca a união de propósitos: "Enquanto damos uma destinação correta e sustentável aos uniformes inutilizados, apoiamos a justa causa da associação, que movimenta professores, corpo administrativo e mães de alunos da Apae na confecção das ecobags."

A iniciativa não apenas contribui para o meio ambiente, mas também se torna uma valiosa fonte de renda para a APAE. A professora Margarida Maria de Oliveira Costa, envolvida na produção das ecobags, destaca o impacto positivo: "Esse projeto nos ajuda muito a complementar a renda e atender os alunos e a escola. Temos muita despesa com transporte, por exemplo, pois os alunos moram longe. As mães dos alunos também nos ajudam na produção das sacolas e dos outros produtos que fazemos para vender. É uma oportunidade de elas saírem um pouco de casa, se distraírem, além de ajudar também com a renda."

Foto: Divulgação

Além das ecobags, a APAE expandiu sua linha de produtos, incluindo lixeiras de carro, pesos de porta e objetos de decoração. A renda obtida com as vendas é vital para manter a escola em atividade. A Apae já confeccionou 900 ecobags somente este ano, sendo 260 adquiridas pela Energisa e distribuídas durante o 1º Fórum de Sustentabilidade do Tocantins, realizado em Palmas.

O gerente de projetos da Energisa Tocantins, Leandro Fernandes, ressalta a mensagem por trás das ecobags: "A ideia foi mostrar para o público que é sim possível fazer muito com pouco. As peças que antes vestiam os eletricistas e auxiliares comerciais em todo o Tocantins, e que seriam descartadas, agora iniciam um novo ciclo, carregando uma energia diferente: a do cuidado com o planeta e com as pessoas que nele habitam."

O sucesso do projeto foi evidenciado durante o 1º Fórum de Sustentabilidade do Tocantins, onde os participantes receberam ecobags como exemplo tangível da transformação sustentável. A jornalista Renato Klein, coordenador do Programa Ecos do Sesc Tocantins, elogia a iniciativa: "As ecobags são de extrema importância, porque deixamos de utilizar as tradicionais sacolas plásticas no dia a dia. Minha família já adotou a utilização das ecobags para ir ao mercado ou fazer outras compras. Isso sem contar que podemos reutilizá-las por anos e ajudar a não poluir o meio ambiente."

O Fórum de Sustentabilidade, realizado pela Energisa e Sebrae Tocantins, com o apoio da BRK, Fieto e Governo do Estado, por meio da Semarh, celebra não apenas a conscientização, mas a ação concreta em prol de um futuro mais sustentável. O evento reuniu aproximadamente 500 participantes de diversas empresas, órgãos públicos e representantes da sociedade civil, destacando o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico sustentável.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis