Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

LACEN-TO Recebe Certificação de Excelência por órgãos de Avaliação de Qualidade

Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins é reconhecido pelo diagnóstico de meningites, qualidade na contagem de linfócitos e alcance de meta na realização de exames de tuberculose.

Imagem de destaque da notícia
Foto: André Araújo

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO) recebeu reconhecimento por sua excelência em diversas áreas, consolidando sua posição como referência em diagnóstico laboratorial no estado. Na última quarta-feira, 20, o laboratório foi certificado pela qualidade no diagnóstico de meningites, destacando-se também pela excelência na contagem de linfócitos. Além disso, foi parabenizado por atingir a meta estabelecida para 2023 na realização de exames de TRM-TB, voltados para o diagnóstico de tuberculose.

A diretora do LACEN-TO, Jucimária Dantas Galvão, ressaltou que as certificações refletem o esforço e o compromisso de toda a equipe em fornecer um serviço público de excelência à população do Tocantins. Ela destacou que o laboratório continua participando de programas de proficiência e buscando novas certificações para fortalecer ainda mais sua atuação.

A biomédica Gisele Lisboa, responsável pela Gestão Técnica da Qualidade do LACEN-TO, expressou a satisfação pela certificação, enfatizando que é um reconhecimento do esforço, dedicação e excelência de cada servidor. Lisboa ressaltou a importância da divulgação desses resultados, que motiva a equipe e confere confiança à população nos serviços prestados pelo laboratório.

O LACEN-TO, que coordena a Rede de Laboratórios de Saúde Pública do Tocantins, oferece também a participação gratuita no Programa de Controle de Qualidade do LACEN-TO a laboratórios públicos e privados, contribuindo para a padronização e qualidade dos serviços laboratoriais.

Reconhecimentos Específicos:

  • Diagnóstico de Meningites: O Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) reconheceu o trabalho do LACEN-TO neste diagnóstico, garantindo a confiabilidade dos serviços laboratoriais em conformidade com as normativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
  • Tuberculose: A Coordenação Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas (CGTM) do Ministério da Saúde (MS) parabenizou o laboratório por atingir a meta estabelecida para 2023 na realização de exames de TRM-TB, utilizados no diagnóstico de tuberculose.
  • Contagem de Linfócitos: O LACEN-TO recebeu certificado de excelência do Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (AEQ) do Ministério da Saúde (MS) pela participação na 34ª Rodada Teórica do Programa Nacional de Avaliação Externa, na especialidade da qualidade da contagem de linfócitos.
Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis