A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anuncia a abertura das matrículas para a primeira Escola Bilíngue de Surdos no Tocantins, em Palmas, como parte do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE). O período de inscrições vai de 11 a 26 de janeiro, oferecendo vagas para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, com turmas em período integral.
Localizada na Quadra 303 Norte (Arno 31), Apm 07, Alameda 11, na antiga Escola Estadual Criança Esperança, a Escola Bilíngue de Surdos é uma iniciativa inovadora que visa atender estudantes surdos, surdocegos, deficientes auditivos e com outras comorbidades que utilizam a língua de sinais para se comunicar.
A diretora de Educação Inclusiva e Acessibilidade da Seduc, Paola Regina Martins Bruno, destaca a importância desse projeto pioneiro: "Palmas será o primeiro município que a Secretaria de Educação está implantando a primeira escola bilíngue de educação de surdos no Tocantins. É uma proposta de alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional [LDB] que hoje preconiza a educação bilíngue de surdos nos espaços de escolas bilíngues, classes bilíngues ou escolas inclusivas bilíngues de surdo".
A escola oferecerá jornada ampliada, indo além dos currículos acadêmicos do ensino regular, incluindo disciplinas específicas, como Artes e Literatura Surda, Libras, literatura e arte, além da disciplina de língua de sinais como língua materna e de instrução.
O secretário da Educação, professor Fábio Vaz, ressalta a conquista planejada no âmbito do PROFE: "Estou muito feliz com mais esse importante avanço da equipe da Seduc, que irá colaborar com o desenvolvimento de habilidades linguísticas e acadêmicas de maneira mais eficaz, promovendo inclusão e acesso equitativo à educação."
Para garantir a vaga, os interessados devem realizar o processo de matrícula de forma presencial na escola, apresentando a documentação necessária. O transporte escolar será disponibilizado para estudantes que residem na zona semiurbana e rural da Capital.
A iniciativa evidencia o compromisso do governo estadual em promover uma educação inclusiva e acessível, reconhecendo e respeitando a língua natural dos surdos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento acadêmico, social e cultural desses estudantes.