Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

Tocantins Alcança 90,80% de Índice de Vacinação Contra a Brucelose no Segundo Semestre de 2023

Mais de 400 mil bezerras entre 3 e 8 meses foram imunizadas durante a segunda etapa de vacinação.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Keven Lopes

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), comemorou o sucesso da segunda etapa de vacinação contra a brucelose, alcançando um índice de 90,80% no segundo semestre de 2023. Nesse período, mais de 400 mil bezerras, com idades entre três e oito meses, foram imunizadas, fortalecendo as ações para a manutenção da saúde animal e prevenção de riscos à saúde humana.

A vacinação, obrigatória e realizada semestralmente, exige que os criadores declarem a imunização de suas bezerras em uma unidade da Adapec, apresentando a nota fiscal do produto e o atestado de vacinação. A aplicação da vacina é restrita a médicos veterinários habilitados e seus auxiliares cadastrados, devido à natureza da vacina viva e aos riscos associados ao seu manuseio.

Carolina Silveira Ozório, responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), alertou que criadores que deixaram de vacinar com a vacina Cepa B19 enfrentarão multas de R$ 5,32 por bovídea fêmea e R$ 127,69 por propriedade, com bloqueio da ficha cadastral até a apresentação da declaração de vacinação com a vacina Cepa RB 51.

A brucelose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Brucella Abortus, afetando diversas espécies. Além de preservar a saúde dos animais, a vacinação é essencial para prevenir a transmissão da doença aos humanos, que pode ocorrer por meio de animais infectados ou pelo consumo de produtos contaminados.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis