Desde o dia 12 de janeiro, os Núcleos de Identificação distribuídos em todo o Tocantins têm realizado um esforço contínuo para oferecer um atendimento ágil e qualificado aos cidadãos que buscam a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Os números recentes apontam mais de 10 mil atendimentos em todo o estado.
Distribuição dos Atendimentos:
- Palmas: 2.416 atendimentos
- Regional de Araguaína: 1.799 atendimentos
- Regional de Araguatins: 1.365 atendimentos
- Regional de Paraíso: 1.243 atendimentos
Características da Nova Carteira: A Carteira de Identidade Nacional é reconhecida como o documento mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo. Dentre suas características, destaca-se a presença de elementos de fácil verificação de autenticidade e um QR Code que pode ser lido por dispositivos móveis, permitindo aos cidadãos verificar a validade da carteira. A CIN também é digital e está integrada ao aplicativo GOV.BR.
Mudanças Significativas: O número do CPF agora serve como o registro nacional do brasileiro, proporcionando ao cidadão a manutenção do mesmo número de identificação em qualquer estado da Federação. Além disso, a CIN facilita a identificação de pessoas com necessidades especiais.
Troca das Carteiras Antigas: As antigas carteiras de identidade terão um prazo de 10 anos para serem trocadas. A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, destaca que o planejamento está sendo executado para garantir uma troca ágil, de acordo com a capacidade operacional de cada núcleo.
Procedimento para Emissão:
- A primeira via do documento, tanto em papel quanto digital, é gratuita.
- O cidadão deve apresentar originais e cópias de certidão de nascimento ou de casamento e o comprovante de inscrição do CPF.
- Algumas unidades podem exigir foto 3x4; portanto, é aconselhável verificar a necessidade local.
Agendamento e Dúvidas:
- Em Palmas, o agendamento é feito pelo site da Secretaria de Segurança Pública todas as sextas-feiras a partir das 14 horas.
- Em Gurupi (3312-6248) e Araguaína (3414-8957), o agendamento pode ser realizado por telefone.
- Nas demais cidades, os interessados podem dirigir-se pessoalmente aos Núcleos de Identificação.
Dúvidas Frequentes:
- O link fornecido pelo Governo Federal oferece respostas a perguntas frequentes sobre a emissão da nova carteira.
Os Núcleos de Identificação seguem comprometidos em proporcionar um serviço eficiente e de qualidade à população do Tocantins.