Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

Procon Tocantins Orienta Consumidores Sobre Danos por Oscilações na Energia

Consumidores podem buscar reparação de danos elétricos de acordo com as normas do Código de Defesa do Consumidor e resolução da Aneel.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Reprodução

O Procon Tocantins está orientando os consumidores sobre a possibilidade de buscar reparação de danos elétricos causados por descargas, quedas ou oscilações de energia. De acordo com as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a resolução normativa nº 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a empresa concessionária de energia é responsável por reparar danos a equipamentos.

O superintendente do Procon Tocantins destaca que, conforme o CDC e a resolução da Aneel, os consumidores têm direito ao conserto, substituição do equipamento danificado ou ressarcimento. Em caso de danos, é recomendável que o consumidor entre em contato com a empresa de energia para resolver a questão diretamente. Se o problema persistir, o Procon pode ser acionado para buscar uma solução.

O Procon Tocantins oferece algumas orientações aos consumidores quando seus equipamentos são danificados devido a oscilações na rede elétrica:

  • O prazo para solicitar o ressarcimento à distribuidora é de 90 dias, a contar da data provável da ocorrência do dano ao equipamento.
  • A empresa tem 15 dias corridos para enviar a resposta ao consumidor.
  • A empresa terá mais 20 dias para providenciar o conserto, a substituição ou o ressarcimento do valor do produto.
  • O prazo máximo para a verificação do equipamento pela distribuidora é de 10 dias, contados a partir da data da solicitação do ressarcimento.
  • Quando o equipamento danificado for utilizado para o acondicionamento de alimentos perecíveis ou medicamentos, o prazo para verificação é de 1 dia útil.

É importante que o pedido seja feito pelo titular da unidade consumidora ou seu representante legal, e a empresa não pode cobrar pela vistoria. Em caso de negativa, a empresa deve apresentar detalhadamente as razões, informando ao consumidor o direito de apelar à agência reguladora estadual ou à Aneel.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis