Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

Governo do Tocantins firma parceria com Embaixada da Alemanha para projetos de conservação ambiental

Acordo de Cooperação Técnica visa impulsionar iniciativas sustentáveis, com destaque para o programa REDD+ Jurisdicional.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Vinícius Santa Rosa

Representantes do Governo do Tocantins foram recebidos na Embaixada da República Federal da Alemanha em Brasília, nesta terça-feira, 6, para discutir oportunidades de colaboração em projetos de sustentabilidade ambiental. Durante o encontro, foi estabelecido o interesse mútuo em desenvolver iniciativas conjuntas, culminando na elaboração de um Acordo de Cooperação Técnica, com apoio da agência governamental alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) do Tocantins, Marcello Lellis, destacou a importância do diálogo para avançar nas cooperações internacionais voltadas para projetos ambientais. "Apresentamos projetos prioritários para a gestão do governador Wanderlei Barbosa e recebemos apoio para a elaboração de um Acordo de Cooperação Técnica, com foco especial no programa REDD+ Jurisdicional", afirmou Lellis.

Foto: Vinícius Santa Rosa

O projeto REDD+ Jurisdicional, voltado para o mercado internacional de carbono, ganhou destaque durante a reunião. Com o suporte da GIZ, o Governo do Tocantins pretende expandir as fronteiras desse programa, incluindo o registro dos créditos de carbono. Marli Santos, superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais do Tocantins, ressaltou a importância desse apoio para o avanço do projeto.

Durante a discussão, foi mencionado o I Fórum REDD+ Jurisdicional com Povos Originários, Tradicionais e Agricultores Familiares, realizado pelo Tocantins em outubro de 2023. Essa iniciativa demonstra o compromisso do estado em alcançar as metas estabelecidas pelo programa, inspirando-se em experiências bem-sucedidas de outros estados brasileiros.

Foto: Vinícius Santa Rosa

A primeira secretária para o Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da Alemanha, Franziska Troeger, expressou o interesse do governo alemão em colaborar com o Tocantins. "É essencial trocar experiências sobre mecanismos de financiamento climático e conservação florestal. Esta parceria permitirá que o Governo do Tocantins avance com a sustentabilidade ambiental e adote padrões internacionais relacionados aos créditos de carbono", concluiu Troeger.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis