Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

Governo do Tocantins orienta sobre atualização do Cadastro Único para garantir recebimento do Bolsa Família

Setas implementa medidas para qualificar dados e assegurar que famílias recebam benefícios sociais adequadamente.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), está intensificando esforços para orientar as famílias cadastradas nos programas sociais federais sobre a importância da atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e a revisão do Programa Bolsa Família (PBF). Com um total de 51.987 famílias tocantinenses identificadas para atualização em 2024, a iniciativa visa garantir que os benefícios sociais cheguem de forma adequada aos seus destinatários.

De acordo com a assistente social da Setas, Nágila Praigida, a maioria dessas famílias possui registros desatualizados há mais de 24 meses, o que ressalta a necessidade urgente de atualização. "O importante é que as famílias na lista de atualização cadastral, especialmente aquelas que recebem o Bolsa Família em fevereiro, atualizem seus cadastros para receber o benefício", enfatizou.

No Tocantins, existem atualmente 382.330 famílias inscritas no Cadastro Único, com 159.940 delas recebendo o Bolsa Família. A revisão cadastral abrange aquelas com registros desatualizados por mais de dois anos, enquanto a averiguação cadastral identifica possíveis inconsistências nos dados, como renda ou composição familiar.

As famílias listadas para ação de qualificação cadastral são orientadas a procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a gestão municipal do Cadastro Único para atualização, com algumas delas necessitando que a atualização seja realizada em seus domicílios.

Os municípios têm acesso às listagens de famílias desde 11 de janeiro de 2024, seguindo um cronograma de atualização disponibilizado na Instrução Normativa Conjunta Sagicad/Senarc/SNAS/MDS nº 05, de 4 de janeiro de 2024.

"Ações de qualificação devem ser contínuas para garantir que o Cadastro Único reflita a realidade das famílias e, com isso, contribuir para que os mais de 30 programas sociais que utilizam o Cadastro Único cheguem a quem precisa", ressalta Nágila Praigide.

Essas medidas visam garantir a eficiência e a justiça na distribuição dos benefícios sociais, assegurando que aqueles que mais necessitam recebam o apoio necessário para sua subsistência e desenvolvimento.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis