Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

Tocantins prepara ação intensiva no Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue

Estado e municípios se unem em esforço conjunto para combater o mosquito Aedes aegypti e conscientizar a população sobre a prevenção da dengue.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Divulgação

Neste sábado, dia 2 de março, o Tocantins se mobilizará em uma grande ação contra a dengue, como parte do Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue. Em uma iniciativa conjunta entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (SEMUS), o Conselho Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-TO) e a Superintendência do Ministério da Saúde no Tocantins, uma série de atividades será realizada em todo o estado, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.

Em Palmas, um mutirão de visitas domiciliares será realizado a partir das 8h, na Unidade da Saúde da Família (USF) da quadra 603 Norte. Além disso, serão oferecidas vacinas contra a dengue, com a presença de representantes dos órgãos envolvidos na ação.

A campanha '10 minutos contra a dengue', lançada pelo Ministério da Saúde (MS), convida toda a população a participar com ações simples, como vedar caixas d"água, manter calhas limpas, fechar poços e tambores, entre outras medidas. A ideia é que todos reservem 10 minutos do dia para verificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Foto: Divulgação

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, destacou a importância da mobilização de todos os municípios do estado. "A orientação é que neste dia, tenhamos as equipes de agentes de combate às endemias visitando as casas e, os 14 municípios que foram priorizados pelo Ministério da Saúde, com as 11.540 doses de vacina contra a dengue, tenham uma unidade de saúde aberta, para a imunização do público alvo", afirmou.

Apesar dos esforços, os dados epidemiológicos ainda mostram a necessidade de vigilância constante. Embora o Tocantins tenha registrado uma queda de 68,6% no número de casos confirmados de dengue nos primeiros meses de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, a prevenção continua sendo fundamental para evitar novos surtos da doença.

Os dados das arboviroses no Tocantins são atualizados semanalmente e podem ser acessados no site da SES-TO.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis