Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

LACEN-TO Capacita Laboratórios em Diagnóstico de Tuberculose e Hanseníase

Treinamento em Araguaína busca melhorar diagnóstico e contribuir para erradicação das doenças.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Divulgação

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO) promoveu um treinamento em Diagnóstico Laboratorial de Hanseníase e Tuberculose, em Araguaína, com o objetivo de qualificar os profissionais de saúde que atuam nos laboratórios públicos e privados do estado. A capacitação, que ocorreu de 19 de fevereiro a 1º de março, visa oferecer informações precisas sobre as doenças e diagnósticos rápidos e precisos para ajudar na erradicação dessas enfermidades até 2030, conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS).

Durante o período de treinamento, biomédicos e farmacêuticos que prestam serviço para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) de Araguaína e para o Laboratório Analisys estiveram acesso a informações detalhadas sobre as doenças e técnicas de diagnóstico. O objetivo é evitar a evolução das enfermidades e as incapacidades físicas que podem ser causadas por elas.

Para Maria Zilda Sousa Silva, bioquímica do setor de controle de qualidade do LACEN-TO, capacitar esses laboratórios é de grande importância, pois eles atendem a um grande número de pacientes com tuberculose e hanseníase. O objetivo é oferecer um diagnóstico preciso e contribuir para a erradicação dessas doenças no estado. Ela também destaca que outros treinamentos serão realizados para os demais municípios da região Macronorte do estado.

Caroline Sousa Silva, biomédica do Grupo Lab Plus Vida de Araguaína, ressalta a importância do treinamento para seu desenvolvimento profissional. Ela se sente capacitada para auxiliar no direcionamento do tratamento dos pacientes, contribuindo para um bom diagnóstico e para o Sistema Único de Saúde (SUS) do Tocantins.

O LACEN-TO desempenha um papel crucial na realização de diagnósticos laboratoriais de agravos de interesse de saúde pública, controle de qualidade das análises de saúde pública, controle de qualidade ambiental e de produtos, capacitação de profissionais multidisciplinares e supervisão na rede estadual de laboratórios.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis