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Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa estabelece diretrizes para o Governo Digital no Tocantins

Lançamento do Portal de Serviços Digital é um dos pilares dessa iniciativa.

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Foto: Divulgação

O Estado do Tocantins avança em sua modernização administrativa com a instituição das diretrizes para o Governo Digital, por meio de um decreto assinado pelo governador Wanderlei Barbosa. Essa iniciativa representa um marco na gestão pública do Estado, promovendo a desburocratização, a inovação, a transformação digital e a participação do cidadão nos processos administrativos.

O governador Wanderlei Barbosa ressalta a importância do Governo Digital como uma revolução na administração estadual, colocando o Tocantins em consonância com as melhores práticas internacionais de desenvolvimento socioeconômico. O trabalho árduo da equipe governamental reflete o compromisso da gestão em priorizar essa iniciativa.

Sob a coordenação do Comitê de Governança Digital, as diretrizes estabelecidas visam promover a aproximação com a Administração Federal, a utilização da tecnologia para promover acessibilidade e inclusão, além da constante melhoria dos serviços de atendimento ao cidadão. O lançamento do Portal de Serviços Digital (Pronto Tocantins) é um dos pilares fundamentais dessa política, oferecendo funcionalidades avançadas para solicitação e acompanhamento de serviços, com autenticação do usuário via CPF ou CNPJ.

O decreto também estabelece diretrizes para a prestação digital de serviços, incluindo a eliminação de exigências de documentos e a adoção de processos administrativos eletrônicos. A interoperabilidade e a abertura dos dados governamentais são promovidas para facilitar o acesso e a troca de informações, mantendo os requisitos de segurança e privacidade.

Para Alírio Felíx, presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), o Governo Digital representa não apenas uma modernização tecnológica, mas sim uma nova forma de fazer gestão pública. A implementação dessas diretrizes visa otimizar a gestão pública e fortalecer o relacionamento entre governo e sociedade, tornando os serviços mais acessíveis, eficientes e transparentes.

O Portal de Serviços Digital, conhecido como Pronto, já se destaca como a principal ferramenta para a oferta digital de serviços do Governo do Tocantins, reunindo mais de 700 serviços de mais de 30 órgãos governamentais. Com quase 25 mil usuários cadastrados em apenas 5 meses de lançamento, o Pronto demonstra o sucesso e a eficiência dessa iniciativa rumo à modernização administrativa do Estado.

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