Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

Estudantes da rede estadual encantados com as vivências da Agrotins, oferecendo espaços práticos de aprendizagem

Secretaria de Educação organiza visitação de escolas estaduais em estande temático da feira.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Marcio Viera/ Governo do Tocantins

A Feira de Tecnologia e Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2023 está proporcionando aos estudantes da rede estadual uma experiência fascinante, com acesso a novas tecnologias, técnicas inovadoras e diversas práticas do setor agropecuário. Até o dia 20 de maio, escolas estaduais agrícolas, agropecuárias e regulares de todas as regiões estão visitando a feira, explorando uma infinidade de opções que irão enriquecer ainda mais a prática pedagógica das unidades escolares.

Um grupo de estudantes da Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio (EFA BIP) percorreu mais de 700 km para participar da Agrotins. "Estou impressionado com tantas novidades. Quero aproveitar cada momento para aprender sobre agroecologia e também sobre as novas áreas do agronegócio", disse entusiasmada a estudante Rayssa Nunes.

Adão Souza, coordenador do curso de Agroecologia da EFA BIP, ressalta que a vivência na Agrotins contribui de forma significativa para o processo de aprendizagem. "Estar aqui é uma grande oportunidade para os estudantes conhecerem de perto muitas possibilidades que terão um impacto positivo em suas formações individuais", destacou.

Dentre os espaços que mais encantaram os estudantes, destacam-se a apicultura, piscicultura e a exposição dos caprinos. Francisco Alves Reis Júnior expressou sua surpresa: "Tudo é muito diferente do que já conheci. Estou impressionado e muito feliz em estar aqui aprendendo tanto".

Raissa Brito, aluna do curso técnico Agropecuário da EFA Zé de Deus, de Colinas, está participando da Agrotins pela primeira vez. "São tantas opções de palestras, exposições, maquinários. Quero aproveitar tudo o que puder para expandir meu conhecimento", compartilhou entusiasmada.

Uma das palestras mais concorridas teve como tema a Agricultura de Precisão. O professor Arialdo Castro inscreveu os estudantes dos cursos técnicos de Zootecnia e Agropecuária do Colégio Agropecuário de Almas com a expectativa de "agregar o máximo de conhecimento para nossos alunos, já que o colégio está localizado em uma região que está se tornando um polo de produção de grãos no Estado", relatou.

A presença da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na Agrotins também é notável, com um estande exibindo os laboratórios de ciências e as ações do Programa de Fortalecimento da Educação (PROE). Os alunos também se divertiram com os experimentos de biologia, química e física no estande da Seduc. Marcos Vinícius Souza Carvalho, estudante do curso técnico em agropecuária, expressou sua satisfação: "Achei muito legal as experiências do laboratório. Estamos aprendendo e nos divertindo".

Segundo o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, a diversidade e a grandeza da Agrotins encantam os alunos, agregando conhecimentos pedagógicos e promovendo a integração entre os estudantes. Ele ressalta que a feira permite que eles participem de palestras, conheçam de perto a tecnologia envolvida em diversas áreas do setor agropecuário e abram um leque de opções de atuação no mercado de trabalho. No estande da Seduc, os visitantes também têm a oportunidade de participar de demonstrações nos laboratórios e conhecer as ações do PROE, que visam fortalecer os indicadores educacionais e a qualidade da Educação Básica no Tocantins.

Com o tema "Compliance no Agro", o Governo do Estado espera receber 150 mil pessoas e movimentar mais de R$ 2,5 bilhões em negócios na 23ª edição da Agrotins, o maior evento agropecuário do Norte do Brasil.

Fonte: Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis