Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

SES-TO Inicia Campanha Abril Verde para Promoção da Saúde e Segurança do Trabalhador

Iniciativa visa conscientizar sobre a importância de ambientes laborais saudáveis e seguros, reduzindo acidentes e doenças ocupacionais.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) dá início, nesta segunda-feira, 1º de abril, à campanha Abril Verde, focada na promoção da saúde e segurança dos trabalhadores. O objetivo é conscientizar sobre a importância de proporcionar ambientes de trabalho saudáveis e seguros, onde a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais seja prioridade.

O mês de abril foi escolhido devido ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado em 28 de abril, e o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. A campanha destaca a necessidade de implementação de medidas simples para evitar a ocorrência de acidentes de trabalho, contribuindo para a preservação da vida e o bem-estar dos trabalhadores.

Evesson Farias de Oliveira, gerente da Saúde do Trabalhador da SES-TO, ressalta a importância das empresas oferecerem ambientes e processos de trabalho seguros. "A maioria dos acidentes de trabalho pode ser evitada com medidas simples. A implementação de um programa de gerenciamento de risco e a promoção da saúde no ambiente laboral são fundamentais para prevenir acidentes e manter os trabalhadores ativos," afirma.

Foto: Reprodução

Karla Joane Silva, psicóloga da Gerência da Rede de Atenção Psicossocial (GRAPS) da SES-TO, destaca a relevância de ambientes de trabalho mentalmente saudáveis. "Os líderes devem promover políticas de saúde mental no ambiente de trabalho para garantir a segurança dos trabalhadores. Uma cultura organizacional colaborativa e respeitosa contribui para a diminuição de problemas como faltas e atrasos, além de aumentar a produtividade," explica.

A SES-TO oferece assistência aos trabalhadores por meio do Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST), presente em 20 núcleos distribuídos em estabelecimentos de saúde em todo o estado. Tayse de Paula dos Reis Santos, gerente de Regulação do Trabalho da SES-TO, destaca o papel fundamental desses núcleos na promoção da qualidade de vida e na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Segundo dados do Sistema de Mortalidade (SIM), em 2023 foram registrados 91 óbitos por acidentes de trabalho, enquanto em 2024 foram 19. Já o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) registrou, em 2023, 716 acidentes de trabalho com exposição a material biológico, contra 158 casos em 2024. O número de Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT) também apresentou uma redução de 3.941 registros em 2023 para 860 em 2024.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis