Dólar
Euro
Dólar
Euro

Agro

Governo do Tocantins promove encontro para prestar contas do Plano ABC e reforça posição de referência nacional em execução

Estado destaca capacitação de extensionistas e tecnologias sustentáveis nas áreas agrícola e pecuária.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Mari Rios/ Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), realizou um encontro para apresentar os resultados alcançados na execução do Convênio ABC TO. O evento teve como objetivo prestar contas do Plano Estadual de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, que visa consolidar uma economia de baixa emissão de carbono na agricultura. O Encontro Técnico ABC, realizado no auditório do Sebrae em Palmas, contou com a presença de extensionistas de todo o Estado, que atuaram nos últimos dez anos.

Por meio do convênio firmado com o Ministério da Agricultura (Mapa), o Estado do Tocantins possibilitou a capacitação contínua de técnicos extensionistas em diversas áreas, por meio de módulos periódicos. Essas capacitações buscaram trazer pesquisadores e especialistas renomados para qualificar os profissionais que trabalham diretamente com os produtores rurais. Ao todo, foram realizados 21 módulos de capacitação continuada.

"Atualmente, o estado do Tocantins conta com extensionistas rurais altamente capacitados nas áreas de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), bovinocultura de corte e de leite, além de irrigação com tecnologias sustentáveis, que são os principais objetivos do Plano ABC. Nos anos de 2019, 2021 e 2022, tivemos extensionistas do Ruraltins certificados nessas áreas pela Embrapa, em reconhecimento ao excelente serviço prestado às propriedades rurais, que se tornaram Unidades de Referência Tecnológica", relatou Marla Guedes, engenheira florestal e responsável pelas capacitações.

Durante a prestação de contas, Marla Guedes destacou os eventos realizados, como intercâmbios, participação em eventos técnicos, dias de campo para apresentação das Unidades de Referência Tecnológica (URTs) a outros produtores e à sociedade, visitas mensais de acompanhamento às URTs realizadas pelos extensionistas e mais de 2.100 visitas de campo ao longo dos anos.

Na abertura do evento, o gestor Washington Ayres parabenizou o empenho dos servidores na execução exemplar do Plano ABC, que tornou o Estado do Tocantins uma referência nacional no programa. Ayres ressaltou o compromisso do governo em melhorar e contribuir para a redução de emissões de gases e o uso eficiente de recursos naturais, em parceria com o Ruraltins, a Secretaria de Agricultura (Seagro), o Meio Ambiente, a Embrapa e outros parceiros.

Além da apresentação dos resultados, o encontro contou com palestras sobre o Programa REDD+ Jurisdicional do Tocantins como uma oportunidade de desenvolvimento sustentável, ministrada porMarli Santos, superintendente de Políticas Públicas Ambientais da Semarh, e sobre o Mercado Voluntário de Carbono e as oportunidades do REDD+ jurisdicional, com Monica de Los Rios, representante da Organização Não Governamental Earth Innovation.

Mônica destacou a importância das ações de redução de emissões, desmatamento e degradação florestal por meio do Programa REDD Jurisdicional. Ela ressaltou a colaboração da Secretaria de Agricultura e do Ruraltins na incorporação de tecnologias sustentáveis na agricultura, bem como a assistência técnica oferecida aos produtores para a implementação dessas tecnologias nos sistemas produtivos. Segundo ela, todas essas ações contribuirão para que o Estado demonstre sua política e ação de redução de emissões em seus sistemas produtivos, economia e desenvolvimento.

Marli Santos enfatizou que o Plano ABC e suas ações estão alinhados ao Programa REDD+ e à estratégia Tocantins Competitivo Sustentável. Ela explicou que o REDD+ permitirá a transação de créditos de carbono e trará recursos financeiros para ações não apenas de conservação da vegetação nativa, mas também de desenvolvimento de baixas emissões, como o programa ABC, com a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, além do trabalho de extensão rural. Marli também apresentou os quatro eixos da Estratégia Tocantins Competitivo Sustentável: fortalecimento da economia, fortalecimento das organizações sociais, aplicabilidade do código florestal nas propriedades rurais e desenvolvimento competitivo e sustentável do Estado.

O Plano ABC, também conhecido como Agropecuária de Baixa Emissão de Carbono, tem como principal objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa na agricultura, de acordo com a Política Nacional sobre Mudanças do Clima (PNMC). Além disso, busca melhorar a eficiência no uso de recursos naturais, aumentar a resiliência dos sistemas produtivos e das comunidades rurais, e possibilitar a adaptação do setor agropecuário às mudanças climáticas. O setor agropecuário desempenha um papel fundamental na redução das emissões de gases.

No evento, estiveram presentes representantes da Secretaria de Agricultura (Seagro), como o gerente de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, Marcelo Marcelino, e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Tocantins, Humberto Simão, bem como representantes da Embrapa, uma importante parceira na busca pelo alcance das metas estabelecidas no Plano ABC do Tocantins.

Fonte: Lenna Borges/ Governo do Tocantins

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis