Dólar
Euro
Dólar
Euro

Turismo

Novo Jardim e Porto Alegre do Tocantins: Novos Destinos Turísticos no Mapa do Turismo Brasileiro

Descubra as Belezas Naturais e Atrativos das Serras Gerais no Tocantins

Imagem de destaque da notícia
Lagoa Bonita, em Novo Jardim/Foto: Hiro Isogai

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), tem desenvolvido ações em parceria com os municípios do estado, visando à divulgação e orientação dos procedimentos para inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro. Como resultado dessas ações, dois novos municípios da região das Serras Gerais, no sudeste do Tocantins, Novo Jardim e Porto Alegre do Tocantins, recentemente passaram a integrar o Mapa do Turismo.

Novo Jardim se destaca por seu principal ponto turístico, a Lagoa Bonita, cujas águas perenes atraem tanto moradores locais quanto visitantes. Além desse atrativo, o município abriga diversas grutas, como a do Salitre, do Descoberto e a da Cruz.

Já Porto Alegre do Tocantins encanta os visitantes com a beleza natural do Rio Manuel Alves. Durante a temporada de praia, entre julho e agosto, o município atrai turistas de diversas regiões, oferecendo também outros atrativos, como a Cachoeira do Brejo Limpo, 17 travessias e o Mirante do Cerrado.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento do Programa de Regionalização do Turismo, que define as áreas prioritárias a serem trabalhadas pelo Ministério do Turismo (Mtur) no desenvolvimento de políticas públicas para o setor.

A integração ao Mapa do Turismo traz diversos benefícios aos municípios com potencial turístico, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e a oferta de cursos de qualificação profissional, contribuindo para o desenvolvimento da cadeia turística em nível estadual e nacional. O secretário da Setur, Hercy Filho, ressalta a importância dessa integração para os municípios e a valorização do turismo no estado.

Atualmente, o Tocantins conta com 34 municípios integrando o Mapa do Turismo, distribuídos nas sete regiões turísticas do estado. Além das Serras Gerais, outros destinos como o Jalapão, Ilha do Bananal, Serras e Lago, Vale dos Grandes Rios, Lagos e Praias do Cantão também fazem parte dessa iniciativa.

A participação no Mapa do Turismo é aberta a todos os municípios brasileiros, desde que atendam aos critérios estabelecidos pela Portaria do Mtur nº 41, de 24 de novembro de 2021, e pela Portaria Adetuc n° 336, de 17 de dezembro de 2021 estabelece os critérios complementares.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis