Dólar
Euro
Dólar
Euro

Imprensa

Liberdade de imprensa deve ser garantia da sociedade, dizem entidades

Para Abraji e ABI, trata-se de direito humano e fundamental.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Divulgação

Representantes de entidades ligadas ao jornalismo brasileiro defendem que a liberdade de imprensa deve ser uma garantia da sociedade como direito humano. O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa foi instituído para lembrar manifesto de 1977 que exigia o fim da censura promovida pela então ditadura militar.

"É bem importante que as pessoas saibam que liberdade de imprensa não é só uma questão que beneficia a atividade dos jornalistas. Trata-se de um direito humano e fundamental", explica a professora Katia Brembatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Ela acrescenta que quando as pessoas são bem informadas, elas conseguem ter acesso a informações que não teriam em um cenário em que não há liberdade. "Não só jornalistas deveriam defender a liberdade de imprensa, mas todas as pessoas. Nosso país já passou por alguns momentos sem liberdade de imprensa. Não é por acaso que toda tentativa de golpe ou de restrição de direitos começa com a tentativa de controle de informação", diz Brembatti.

Regina Pimenta, vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), lembra que um país que tem liberdade de imprensa é aquele que respeita os direitos humanos e seus cidadãos. "Esse ambiente democrático e de respeito às liberdades individuais e aos direitos humanos tem relação com a luta histórica por liberdade". Ela avalia como fundamental o livre exercício da atividade jornalística para preservar e levar o conhecimento às pessoas sobre tudo que está acontecendo, de modo que a sociedade possa brigar por seus direitos.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis