Dólar
Euro
Dólar
Euro

Educação

Escola de Combinado transforma garrafas PET em vassouras e promove premiação de estudantes destacados

Estudantes confeccionam vassouras ecológicas para reduzir impactos ambientais e gerar renda, com recursos destinados à premiação dos alunos.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Divulgação

Os estudantes do Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva, localizado em Combinado, desenvolveram um projeto inovador para lidar com o problema do lixo na cidade. Após um diagnóstico que revelou a presença de inúmeras garrafas PET descartadas em espaços vazios, a escola decidiu aproveitar esses materiais e fabricar vassouras.

Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais e gerar renda, além de contribuir para uma causa social, o projeto está em andamento sob a coordenação das professoras Elcy Graciano de Melo Antunes e Maria de Lourdes Lopes.

A primeira etapa do processo envolveu a coleta das garrafas PET espalhadas pela cidade. Em seguida, os alunos selecionados, com base no itinerário formativo em Trilha de Aprofundamento da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com ênfase em Energias Renováveis, começaram a produção das vassouras.

As vassouras estão sendo vendidas na escola e nas cidades vizinhas, e os recursos arrecadados serão direcionados para a premiação dos alunos que se destacarem no bimestre, como incentivo à leitura e ao desempenho acadêmico. A iniciativa conta com a colaboração da equipe da biblioteca.

Além da confecção das vassouras, os alunos também estão aprendendo sobre o descarte adequado de diversos tipos de produtos.

Os estudantes envolvidos no projeto compartilharam suas experiências e aprendizados. Germina Moreira Brito Castro, de 27 anos, destacou a importância do projeto: "Fabricar as vassouras é interessante, pois nos ensina sobre reciclagem e a cuidar melhor do lixo que produzimos. Além disso, é um projeto que pode nos proporcionar lucros na prática".

Erika Soares Simões, de 17 anos, ressaltou a reflexão gerada pelo projeto sobre empreendedorismo, geração de renda e responsabilidade ambiental: "Participar da confecção de vassouras ecológicas nos ajudou a refletir sobre o empreendedorismo, a geração de renda e nossa responsabilidade com o meio ambiente".

Daniel Santana Soares, também com 17 anos, enfatizou como o trabalho de transformar as garrafas PET em vassouras contribuiu para sua compreensão do processo de transformação dos produtos.

O projeto é realizado em parceria com a Associação Intermunicipal de Catadores de Materiais Recicláveis "A Recicle Vale do Rio Palma"/ONG Voz Ambiental e a Federação das Rádios (Fercom), que doou a máquina necessária para a fabricação das vassouras.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis