Dólar
Euro
Dólar
Euro

Febre Maculosa

Quarta vítima de febre maculosa é confirmada após festa em Campinas

Adolescente que acompanhou bombeiro é a mais recente vítima da doença transmitida por carrapatos

Imagem de destaque da notícia
Foto: Divulgação

O Instituto Adolfo Lutz confirmou nesta quinta-feira (15) que Erissa Nicole Santan, uma adolescente de 16 anos residente em Campinas (SP), faleceu devido à febre maculosa. A jovem compareceu a uma festa realizada na Fazenda Santa Margarida, no interior do estado, em 27 de maio, onde outras três pessoas também foram infectadas e perderam suas vidas por conta da doença.

Erissa estava presente no evento para acompanhar seu pai, um bombeiro que trabalhou na ocasião. A morte da adolescente marca o quarto óbito confirmado por febre maculosa nos últimos dias. No total, o estado de São Paulo registrou oito mortes desde o início deste ano. A Secretaria da Saúde informou que foram identificados 17 casos de febre maculosa em 2023.

Cinco casos em investigação

Atualmente, estão em andamento investigações sobre outros cinco casos de contaminação, todos eles de pessoas que estiveram na mesma festa na fazenda, em datas diferentes. Entre esses casos está o de uma mulher que trabalhou no local, contraiu a doença, recebeu tratamento e se recuperou, além de outras duas mulheres que estão hospitalizadas, uma em Campinas e outra em Hortolândia.

Até terça-feira (13), a Secretaria reportava seis óbitos por febre maculosa em 2023. O sétimo caso, inserido no sistema na quarta-feira, ocorreu em março, mas só agora foi oficialmente registrado pela Prefeitura de Limeira como sendo causado pela doença. No ano de 2022, foram registrados 63 casos, com 44 óbitos confirmados. Já em 2021, foram registrados 87 casos e 48 óbitos.

Alerta às autoridades

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo emitiu um alerta para as pessoas que estiveram na Fazenda Santa Margarida, na região de Campinas, no período de 27 de maio a 11 de junho, e que estejam apresentando sintomas como febre, dores pelo corpo, dor de cabeça ou manchas avermelhadas na pele. É recomendado que procurem atendimento médico imediatamente e informem ao médico sobre sua presença na região.

A febre maculosa, também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril que varia em gravidade, podendo ser letal. É causada pela bactéria do gênero Rickettsia, transmitida através da picada do carrapato. A Secretaria ressalta que a infestação ambiental por ninfas do carrapato estrela é alta entre junho e novembro, uma vez que o ciclo de vida desse parasita inclui as fases de ovo, larva, ninfa e adulto.

As regiões mais afetadas são Campinas, Piracicaba, Assis e Sorocaba, todas situadas no estado de São Paulo. O período de incubação da febre maculosa varia de 2 a 14 dias. Portanto, é importante considerar qualquer exposição ocorrida nos últimos dias.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis