Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

Curso de Sensibilização do Método Canguru visa promover cuidado humanizado aos recém-nascidos prematuros

Capacitação busca informar e engajar servidores para multiplicar boas práticas.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Divulgação

Teve início no Anexo I da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) o 'Curso de Sensibilização do Método Canguru', promovido pela coordenação do serviço do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR). A capacitação é destinada aos profissionais da unidade hospitalar e de outras maternidades sob a gestão da Secretaria. O treinamento ocorrerá até sexta-feira, 16.

Guiomar Campos da Silva Dias, assistente social e coordenadora do método canguru no HMDR, destaca que este é o segundo curso realizado neste ano. "Em março, realizamos uma capacitação e planejamos realizar outra em outubro, para que todos os profissionais da unidade possam participar", afirmou. Ela acrescenta que o objetivo dessa capacitação é informar os profissionais sobre a importância do método canguru, tornando-os multiplicadores das melhores práticas apresentadas. "Nosso trabalho tem um impacto significativo no desenvolvimento dos bebês prematuros", ressalta.

Kevilly Amaral, diretora de integração multiprofissional do HMDR, agradece a participação de todos os profissionais e enfatiza a importância do método canguru. Segundo ela, o método não se limita a um setor específico, mas é um processo de trabalho integrado nas maternidades. Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de compreender plenamente sua importância e aplicá-lo na prática.

Débora de Sousa Barbosa, estagiária de nutrição do Banco de Leite Humano do HMDR, reconhece ter conhecimento limitado sobre o método canguru. No entanto, ela acredita que participar desse curso agregará informações valiosas e ampliará sua compreensão sobre o tema.

O curso foi aberto para a participação de profissionais de outras maternidades administradas pela SES-TO. Gabriela Santos Silva Lustosa, fisioterapeuta do Hospital Regional de Miracema (HRM), que também oferece serviços obstétricos, é uma das participantes. "Eu e minhas colegas do HRM viemos fazer o curso. Atuo no pré-parto, mas nunca tive a oportunidade de realizar um curso nessa área. É extremamente importante participarmos desse momento para conhecermos mais sobre o método".

O Método Canguru é um modelo de assistência aos recém-nascidos prematuros e seus pais, que consiste em proporcionar cuidado humanizado por meio do contato pele a pele (posição canguru) do bebê com sua mãe ou pai, de forma gradual. Além de promover o vínculo afetivo entre pais e bebê, o método canguru estimula a amamentação, contribui para o desenvolvimento do recém-nascido e oferece outros benefícios significativos.

Fonte: Erlene Miranda - Governo do Tocantins

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis