Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

Adapec conclui ciclo de vigilância sorológica e clínica de suínos em propriedades rurais no Tocantins

Amostras de suínos em 132 propriedades foram analisadas para garantir a sanidade animal.

Imagem de destaque da notícia
Foto - Keven Lopes / Governo do Tocantins

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) finalizou o ciclo de vigilância sorológica e clínica em suínos nas propriedades rurais do Tocantins. Foram enviadas para análise laboratorial um total de 593 amostras, incluindo as colheitas realizadas em 67 propriedades selecionadas para o estudo sorológico e 65 propriedades submetidas à vigilância clínica.

O estudo, que abrangeu 132 propriedades de 73 municípios do estado, teve como objetivo identificar possíveis sintomas ou suspeitas de doenças, como a Peste Suína Clássica (PSC) e a Peste Suína Africana, que são importantes para o controle sanitário. Segundo Regina Gonçalves Barbosa, responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade Suína, nenhuma doença relacionada às de controle foi detectada durante o trabalho de campo.

"Concluímos todas as coletas, tanto sorológicas quanto clínicas, e não encontramos nenhum sintoma ou suspeita de doenças controláveis, como a Peste Suína Clássica. Dos resultados das amostras já recebidos, que representam cerca de 90% do total enviado, a PSC foi negativa", ressaltou Regina Barbosa.

A importância desse trabalho para a manutenção do status internacional de zona livre da PSC do Tocantins foi destacada pelo presidente da Adapec, Paulo Lima. Ele ressaltou o planejamento, a estrutura e o compromisso da agência na defesa sanitária do estado, desde a aquisição dos materiais necessários até a entrega das amostras para análise em tempo hábil.

O Tocantins possui o status internacional de zona livre da Peste Suína Clássica e, de acordo com a Adapec, o estudo de vigilância clínica e sorológica é fundamental para comprovar a ausência do vírus nos suínos. Essa comprovação é uma das exigências da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) para a certificação e manutenção de zonas livres de doenças.


Fonte: Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis