Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

Agência de Metrologia realiza operação nacional do Inmetro para verificar bombas de combustível

Ação orientadora e fiscalizatória tem como objetivo coibir a comercialização irregular de produtos no mercado formal e garantir o atendimento aos requisitos legais.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Divulgação

Durante a semana de 02 a 05 de maio, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) realizou mais uma etapa do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, uma operação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O objetivo da ação foi verificar se as bombas medidoras de postos de combustível atendem aos requisitos legais e coibir a comercialização irregular de produtos no mercado formal.

Durante os quatro dias de operação, a equipe técnica da área de Instrumentos da Agência de Metrologia visitou quatro postos de combustível em Palmas e aferiu 82 bombas medidoras. Não foram identificadas irregularidades na ação.

Ao visitar os postos de combustível, os agentes metrológicos da AEM verificaram se os equipamentos estavam identificados com lacres e com o Selo Subsequente do Inmetro, que assegura que tudo está dentro dos marcos regulatórios. Durante a visita, todos os bicos de todas as bombas foram verificados e realizados ensaios metrológicos nos três tipos de combustível: diesel, etanol e gasolina. A equipe técnica da Agência também observou o estado geral dos equipamentos das bombas medidoras, verificando se existe algum tipo de vazamento que possa colocar em risco a estrutura do posto de combustível, a vida da equipe de trabalho e a comunidade ao redor do estabelecimento.

A presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira, destacou que o Plano Nacional de Vigilância de Mercado tem o caráter orientativo e visa harmonizar as relações de consumo. É importante informar que o selo do Inmetro é sempre subsequente, ou seja, os estabelecimentos recebem a visita em 2023 e contam com a identificação no selo de 2024.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis