Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

Grupo de trabalho do programa Produtos da Terra apresentará suas contribuições, coordenados pela Sics

Política pública de desenvolvimento socioeconômico sustentável será lançada em agosto pelo governador Wanderlei Barbosa.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Arthur Silva/Governo do Tocantins

Coordenados pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), os membros do grupo de trabalho do programa Produtos da Terra se reuniram para uma reunião estratégica com o objetivo de definir as contribuições e atribuições de cada entidade para o projeto. O Produtos da Terra, que faz parte do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), tem como propósito fortalecer arranjos produtivos locais, promovendo empreendimentos coletivos como cooperativas e associações de pequenos produtores. O lançamento oficial do programa está programado para o dia 1º de agosto.

A política pública de desenvolvimento socioeconômico, instituída pelo Governo do Tocantins, será executada pela Sics e se destaca pela convergência de áreas temáticas. Segundo Carlos Antônio Souza, superintendente de apoio às micro e pequenas empresas da Sics, o governador Wanderlei Barbosa determinou que o Produtos da Terra se torne um programa de excelência no estado. Por essa razão, o secretário Carlos Humberto Lima buscou formar um grupo técnico de trabalho composto por representantes de órgãos públicos e entidades não governamentais com experiência e prática no fomento à agricultura familiar, pequenos produtores, agroindústrias e comercialização dos produtos.

Durante a reunião, Geanny Pinheiro, gerente de desenvolvimento e exportação da Sics, apresentou o programa Produtos da Terra e deu espaço para que os membros do grupo de trabalho fizessem suas contribuições. Pinheiro ressaltou a transversalidade de áreas e temas presentes no programa, destacando que todos os membros têm contribuições essenciais a oferecer. Os parceiros participarão da construção das tratativas, qualificação dos projetos e da parte técnica, cada um contribuindo em uma fase ou ciclo específico, a fim de implementar o programa com a menor margem de erro possível.

O programa Produtos da Terra terá abrangência nas oito regiões econômicas do estado do Tocantins: Bico do Papagaio, Norte, Meio-Norte, Metropolitana, Vale do Araguaia, Jalapão e Sudeste. No primeiro ano, serão contempladas 25 iniciativas de associativismo ou cooperativismo, com recursos no valor de R$ 12 milhões.

O Produtos da Terra prioriza o ecossistema local de desenvolvimento econômico, envolvendo as comunidades no processo e viabilizando a sucessão e fixação dos habitantes rurais, incluindo povos originários e tradicionais, em seus respectivos locais de origem.

O grupo de trabalho é composto pelas seguintes entidades: Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh ), Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-TO), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Sebrae-TO, Sescoop-TO e Instituto Meio.

Fonte: Adenauer Cunha/Governo do Tocantins

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis