Dólar
Euro
Dólar
Euro

Tocantins

Implantação de agroindústrias de farinha na região norte do estado é discutida em reunião da Sics

Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços visa fortalecer a produção agrícola e valorizar os pequenos produtores rurais.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Arthur Silva/Governo do Tocantins

Em busca de apoio do Governo do Estado, o Superintendente de Articulação Institucional da União de Vereadores do Estado do Tocantins (Uvet) e vereador do município de Wanderlândia, Padeirinho, visitou a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) para tratar da construção de cinco casas de farinha no povoado Floresta, situado em Wanderlândia.

Além do estabelecimento de novas agroindústrias, o vereador ressaltou a necessidade de reformar as estruturas já existentes, visando valorizar os pequenos produtores rurais e impulsionar a economia local.

"Após ouvirmos a comunidade e nos reunirmos com os produtores, constatamos a urgência de melhorias nesses espaços. Nas regiões de Wanderlândia, nos povoados Floresta, Bandeira e Araçulândia, contamos com mais de 500 produtores rurais dedicados à produção de farinha, os quais contribuem para o desenvolvimento econômico local. Por isso, fazemos esse requerimento, esperando que o Governo do Tocantins possa continuar atendendo às necessidades dessas pessoas que dependem dessas estruturas para subsistir", enfatizou o vereador.

Para o Secretário Carlos Humberto Lima, a implantação de agroindústrias de farinha é fundamental para agregar valor à cadeia produtiva da mandioca e promover o reconhecimento dos produtos da agricultura familiar.

"No Tocantins, estamos empenhados em impulsionar a indústria. Dentro do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), temos o subprograma Produtos da Terra, cujo objetivo é introduzir inovação tecnológica e valorizar os produtos provenientes da agricultura familiar. A agroindústria de farinha vai além de um local de produção de alimentos, ela fortalece os laços de pertencimento e identidade das comunidades, que reconhecem a importância da produção de mandioca e dessas pequenas fábricas para suas vidas e o impacto na economia local", explicou o Secretário.


Fonte: Governo do Tocantins

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis