A mais recente pesquisa eleitoral do Instituto Real Time Big Data, encomendada pela RECORD e divulgada nesta quarta-feira (2), revelou que o atual prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel (União Brasil), está à frente na corrida eleitoral com 63% das intenções de voto no cenário estimulado. Nesse modelo, uma lista com os possíveis candidatos é apresentada aos eleitores.
Logo atrás, Toinho Andrade (Republicanos) aparece com 27% das intenções de voto, seguido por Nelcir Formehl (Novo), com 3%. Álvaro da A7 (PSB) não pontuou. Os votos nulos ou brancos somam 4%, enquanto 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam. O levantamento contou com 800 entrevistados entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro, com margem de erro de 3 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número TO – 04021/2024.
Cenário espontâneo
No cenário espontâneo, em que os eleitores não recebem uma lista com os nomes dos candidatos, Maciel continua liderando, com 45% das intenções de voto, seguido por Toinho Andrade, que tem 22%. Formehl aparece com 1%, enquanto outros candidatos somam 2%. Os votos nulos ou brancos somam 8%, e 22% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Intenções de voto e rejeição
A pesquisa também apontou que 49% dos entrevistados votariam com certeza em Maciel, enquanto 23% afirmaram que poderiam votar nele. Por outro lado, 25% disseram que não votariam no atual prefeito, e 3% não o conhecem o suficiente para opinar.
Em relação a Toinho Andrade, 18% dos eleitores votariam com certeza, e 31% relataram que poderiam votar nele. No entanto, 45% disseram que não votariam no candidato, e 6% afirmaram que não o conhecem o suficiente para opinar.
Já Nelcir Formehl tem 2% de intenção de voto garantida, com 28% dos entrevistados dizendo que poderiam votar nele. Porém, 41% não votariam no candidato, e 29% não o conhecem o suficiente para emitir opinião. Álvaro da A7 tem 12% de eleitores que consideram votar nele, enquanto 47% afirmaram que não o escolheriam, e 41% não o conhecem o suficiente para opinar.
Aprovação das gestões
Ronivon Maciel também conta com uma alta taxa de aprovação como prefeito, com 66% do eleitorado aprovando sua gestão e 27% desaprovando. O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) tem 71% de aprovação e 25% de desaprovação, segundo o mesmo levantamento.